Insatisfação do consumidor pode pesar no preço da energia

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h06

BRASÍLIA - Os consumidores estão razoavelmente satisfeitos com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica, segundo revelou pesquisa divulgada hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A a partir deste ano, o resultado da pesquisa será utilizado no cálculo do Fator X, mecanismo que proporciona os consumidores a dividir os ganhos de produtividade das distribuidoras nas tarifas.

O Instituto Vox Populi realizou a pesquisa do dia 18 de outubro a 14 de novembro de 2003. Essa é a quarta vez que a Aneel promove a pesquisa. Na versão 2003, foram entrevistados 19.220 consumidores residenciais que avaliaram o desempenho das 64 distribuidoras que atuam no Brasil.

De acordo com a pesquisa, o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC), numa escala de 0 a 100 pontos, a satisfação dos consumidores no ano passado atingiu 63,63 pontos. Um pequeno decréscimo em relação a 2002, em que o índice médio foi de 64,51. Para a Aneel, a queda significa que os serviços precisam melhorar.

A agência informou, também, que o IASC está abaixo dos índices internacionais. Por exemplo, nos Estados Unidos, o índice que mede a satisfação dos consumidores nos com as empresas elétricas, registrou 73 pontos em 2003.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.