Sarney diz que manda instalar CPI dos bingos se receber pedido

Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 15h07

BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney, disse na noite desta sexta-feira, em entrevista ao Globo.com, que se receber o pedido de instalação da CPI dos bingos com número suficiente de assinaturas ele irá ler o pedido em plenário e solicitar aos líderes a indicação dos representantes dos respectivos partidos para a sua instalação.

Qualquer questionamento sobre a constitucionalidade da CPI deve, segundo Sarney, ser apresentado à própria Comissão.

- Tendo número regimental de assinaturas, determino a leitura em plenário e a indicação dos representantes partidários. A CPI é que deve examinar se tem ou não os poderes para a investigação pedida - disse Sarney.

O governo contava com a possibilidade de o senador José Sarney decidir sozinho pelo arquivamento do pedido de CPI dos bingos, sob o argumento de que há falta de "fato determinado".

- Posso até ter uma posição política, e tenho, mas isso nunca irá interferir nos meus deveres como presidente da Casa - disse Sarney, afirmando que nunca fora procurado por qualquer representante do governo para que decidisse pelo arquivamento da CPI dos Bingos, que está sendo pedida pelo senador Magno Malta (PL-ES).

Sarney disse não acreditar que qualquer representante da base governista vá questionar essa decisão que pretende tomar com pedido de levar a decisão ao plenário. Segundo ele, o foro adequado é a própria CPI.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.