Copom mantém juros em 16,5% ao ano, depois de sete cortes

Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

BRASÍLIA - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve em 16,5% ao ano a taxa básica de juros (Selic), sem viés. Foi a primeira manutenção depois de sete reduções, iniciadas em junho do ano passado.

"Diante das incertezas associadas ao mecanismo de transmissão da política monetária e considerando que os efeitos do corte de 10 pontos percentuais na taxa Selic nos últimos meses ainda não se refletiram integralmente na economia, o Copom resolveu interromper temporariamente o processo de flexibilização da política monetária com o intuito de preservar as conquistas recentes no combate à inflação e no processo de retomada da atividade econômica. Assim, o Copom decidiu, por oito votos a um, manter a taxa Selic em 16,5% ao ano, sem viés", explicou o Copom.

Em dezembro, o Copom cortou os juros de 17,5% para 16,5% ao ano. Em novembro, já havia ocorrido um corte 1,5 ponto na taxa. Em outubro o corte foi de um ponto; em setembro, de dois pontos e, em agosto, de 2,5 pontos. Em julho, o corte foi de 1,5 ponto e, em junho, quando a taxa estava em 26,5%, a redução foi de 0,5 ponto.

A falta de viés significa que o BC não pode mexer nos juros até a próxima reunião do Copom, marcada para os dias 17 e 18 de fevereiro, a não ser que convoque uma reunião extraordinária do comitê.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.