Unidade móvel da Caema negocia débito na periferia da Capital

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

SÃO LUÍS - Uma unidade móvel da Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema) está percorrendo os bairros periféricos de São Luís para negociar dívidas com os consumidores que estão inadimplentes. O novo serviço foi iniciado pelo bairro da Estiva e esta semana esteve na Vila Samara. Nas duas localidades foram feitas mais de 400 negociações.

Faz parte das metas da diretoria da Caema levar os serviços oferecidos pela companhia para mais perto da comunidade. Os funcionários que trabalham na unidade móvel, além de negociar dívidas, recebem reclamações sobre atraso na entrega das contas, sobre os valores cobrados e sobre problemas no abastecimento.

Essa iniciativa da Caema foi elogiada pelos moradores dos bairros beneficiados até agora. O presidente da União de Moradores da Vila Samara, Carlos Alberto Silva, disse que ao levar uma unidade móvel para dentro da comunidade a Caema está beneficiando os moradores do local e a própria companhia.

“Muitas pessoas estavam inadimplentes por não poder pagar o valor integral da conta e não saber como negociar a dívida”, conta Alberto.

Até a chegada da unidade móvel no bairro, os moradores que quisessem negociar suas dívidas tinham que procurar o escritório da Caema na Cidade Operária. “A maioria das pessoas que moram no bairro tem baixo poder aquisitivo e muitas vezes não tem dinheiro para pagar um transporte até a Cidade Operária”, revela o comerciante José Nascimento.

Para evitar que os consumidores que estão inadimplentes tenham o fornecimento de água interrompido a Caema está com uma oferta especial para negociação dos débitos em atraso. O valor das contas, que em alguns casos chega a R$ 100,00, está sendo reduzido para R$ 6,80, taxa mínima cobrada pela companhia. O total do débito, segundo informou a coordenadora da Unidade Móvel, Nadja Campos, ainda pode ser parcelado em duas vezes.

A data para o pagamento é escolhida pelo consumidor. “No dia do pagamento vem o agente arrecadador da Caema até o bairro para receber a dívida, evitando assim que essas pessoas tenham que se deslocar para outros locais para pagar a conta”, explica Nadja.

Além de negocias os débitos em atraso a Caema está também realizando um trabalho educativo com essas comunidades com o objetivo de orientar sobre o uso adequado da água. Durante a permanência da unidade móvel no bairro, funcionários da Caema aproveitam também para fazer a atualização do cadastro dos moradores.

Na próxima semana a unidade móvel vai está na Vila Esperança e de lá segue para os bairros Nova República e Itapera. Nos próximos meses entram em operação mais duas unidades móveis para agilizar o serviço.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.