Defensoria vai atender presos da Cidade Operária

O acordo extrajudicial entra em vigor a partir desta segunda, 12.

Assimp

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

SÃO LUÍS - A partir de segunda-feira, (12) todos os 43 detentos que participaram da rebelião na Delegacia Especial da Cidade Operária (Decop) irão receber atendimento jurídico gratuito.

A medida faz parte de um acordo extrajudicial firmado entre representantes da OAB, Defensoria Pública, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e os presos amontinados.

“A atuação da Defensoria, bem como dos outros órgãos responsáveis, será de grande importância para resolver o problema de alguns detentos e aliviar a tensão na delegacia”, explica a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública do Maranhão, Eulália Bezerra.

Ela informou que os presos serão atendidos individualmente. “Vamos analisar a situação processual de cada um, para que sejam tomadas as medidas legais. Se for o caso, entraremos com pedido de habeas-corpus, livramento condicional e outras ações cabíveis”, declarou a defensora.

De acordo com Eulália, alguns detentos alegam que já poderiam estar em liberdade, pois cumpriram pena em prazo suficiente. Outros reclamam que são presos provisórios e há vários meses não são intimados para audiência. Eles também reivindicaram assistência médica quinzenal, visita toda semana, carta de guia para os sentenciados e revisão dos processos daqueles com excesso de prazo.

A rebelião aconteceu na última quarta-feira, por volta das 9h horas, após uma tentativa frustrada de fuga. Os presos se amotinaram quando eram retirados das celas da carceragem para o banho de sol. Durante a tentativa de fuga, dois policiais foram tomados como reféns. O impasse só terminou às 15h, após a assinatura de acordo com representante de várias instituições, acatando as reivindicações dos presos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.