Navios chegam ao Itaqui com óleo diesel

"A carga retida será devolvida para a Venezuela", garantiu a Shell.

Imirante.com e Agência Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h11

SÃO LUÍS - Dois navios, um com 10 mil toneladas e outro, com 40 mil toneladas de óleo chegaram nesta sexta-feira a capital maranhense para garantir o abastecimento dos mercados que seriam atendidos pelas 45 mil toneladas do produto, importadas pela Shell, e retidas no Porto do Itaqui, na capital maranhense, porque não atendiam aos padrões de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Na próxima segunda-feira um terceiro navio deverá atracar no terminal maranhense. O carregamento de emergência foi providenciado pela direção da Petrobras para garantir a normalidade do abastecimento do produto em estados do Norte e Nordeste.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Shell, a carga retida será devolvida para a Venezuela. A Assessoria de Comunicação da distribuidora informou ainda que a Shell não vê motivos para ser penalizada com uma multa de até R$ 6 milhões, uma vez que o produto não chegou a ser descarregado.

O navio Moselle, procedente da Venezuela, atracou no terminal maranhense na última terça-feira, mas foi impedido de descarregar porque testes preliminares indicavam que o óleo não estava dentro das especificações da ANP. Na última quinta-feira um exame confirmou que as 45 mil toneladas estavam fora das especificações da Agência de Petróleo. Além da Shell, o óleo atenderia os clientes da BR, Esso, Ipiranga, Shell/Petróleo, Sabbá e Texaco.

Com a confirmação de que a carga está fora dos padrões, o setor de operações da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) solicitará que o navio Moselle seja fundeado na Baía de São Marcos, até que a embarcação volte para a Venezuela.

A retenção da carga fez com que cerca de 50 caminhões-tanque se concentrassem na área próxima ao Porto do Itaqui à espera do produto. Alguns caminhões são de outros estados, cujo abastecimento é feito pelo Porto do Itaqui, que atende as regiões Norte e Nordeste. Hoje à tarde o movimento de caminhões já havia diminuído, graças ao carregamento emergencial da Petrobras. A expectativa é de que até domingo o abastecimento esteja normalizado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.