Educação à distância é discutido em seminário no SENAC-MA

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h15

SÃO LUÍS - Educadores, estudantes e profissionais de diversas áreas lotaram o auditório do Senac-MA nesta quarta-feira à tarde, durante a realização do seminário "Educação à Distância: técnicas de estudos individuais, ministrado pelo Núcleo de Unidade Móvel e Educação à Distância".

O evento teve como objetivo esclarecer sobre a metodologia de ensino à distância, no intuito de desmistificar esse processo de aprendizagem e demonstrar sua eficácia.

Presente ao seminário, a pró-reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), professora Dorivan Câmara, ressaltou a importância da metodologia de educação à distância como importante instrumento de democratização do conhecimento. "O ensino à distância permite uma maior abrangência, que a metodologia presencial ainda não alcançou no Brasil. É preciso que as pessoas tenham acesso a novos caminhos para a aprendizagem. Esse método pode representar um acesso maior de todos à educação".

A coordenadora pedagógica Pólo de Saúde da Família da Ufma, professora Conceição de Maria Moura, lembrou que, na atualidade, se vive um momento em que o mercado exige habilidades e competências. “A qualificação dos profissionais é um requisito básico e para tanto, a educação à distância vem atender à demanda por novos conhecimentos através de uma metodologia eficiente”.

Em busca de subsídios para a realização de cursos por intermédio da educação à distância, a secretária de Educação do município de Penalva, professora Ana Gama participou do evento, além de levar professores de sua região para conhecerem o método. “A credibilidade do método de ensino à distância tem ultrapassado fronteiras. Acredito que este é um meio moderno de desenvolvimento intelectual, além de ser uma forma salutar de crescimento profissional, independente do nível de escolaridade do aluno”, opinou.

A coordenadora do Núcleo responsável pela realização do evento, Francilene Souza, esclareceu que o objetivo foi é proporcionar aos participantes condições de avaliarem suas competências na realização de estudos individuais. “Com esse trabalho, pretendemos superar um dos principais obstáculos da metodologia, que é a evasão”, completou.

O seminário foi dividido em três momentos: importância da auto-estima para o alcance do sucesso no estudo individual, ministrado pelo psicólogo Gesualdo Luís de Sales; metodologia de educação à distância, com a especialista em Educação à Distância, Flory Gomes Guimarães; e apresentação de técnicas para o estudo individual, proferido pela pedagoga e coordenadora, Francilene Souza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.