SÃO LUÍS - São Luís vai se transformar, a partir desta segunda-feira, na capital internacional do meio ambiente. É que a Gerência de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Gema) promove o Fórum Internacional de Meio Ambiente, entre os dias 2 e 5 de junho no auditório da Fiema.
O evento faz parte da campanha de consolidação da Política de Meio Ambiente do Governo do Estado, que enfatiza a importância da preservação dos rios maranhenses.
A exemplo da ONU, que definiu o ano de 2003 como o "Ano Internacional da Água Doce", o governador José Reinaldo Tavares instituiu por decreto o "Ano Estadual dos Recursos Hídricos".
A intenção é proteger o item ambiental mais importante do novo milênio, a água, cujo valor econômico é cada vez mais crescente devido à conscientização de sua escassez na sua forma possível de aproveitamento econômico.
- Estamos colocando na pauta das políticas prioritárias a necessidade da preservação dos recursos naturais. Nós estamos no caminho da tão desejada transversalidade da política ambiental, ou seja, que cada esfera da administração estadual assimile seu papel nesse desafio - afirmou o gerente da Gema, Othelino Neto, sobre as políticas ambientais que vêm sendo realizadas pelo governo estadual.
Programação - Durante a semana serão realizadas diversas palestras sobre o meio ambiente, voltadas principalmente para a questão dos recursos hídricos. Clique aqui para conferir a programação completa. Para obter mais informações ou fazer inscrições, o telefone é 218-8701.
Além do Fórum do Meio Ambiente, acontece nesta semana a inauguração do Centro de Visitação do Parque Estadual do Bacanga, o lançamento da 1ª Expedição ao Rio Itapecuru, a assinatura do projeto de lei da política estadual de resíduos sólidos, a posse dos conselheiros do Consema, além de várias atividades ambientais extracurriculares na rede pública e particular de ensino da capital.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.