SÃO LUÍS - A UTI Pediátrica do Hospital Infantil Juvêncio Matos (Centro) será reaberta na próxima segunda-feira (19). A UTI passou por algumas reformas: a rede de oxigênio e a equipe médica ampliadas e o sistema de ar comprimido foi reestruturado.
Com isso, o risco de contaminação de crianças foi afastado da Unidade de Tratamento Intensivo.
- A UTI estava realmente fechada há duas semanas, mas nós tomamos essa atitude para fazer alguns ajustes no redimensionamento da rede de oxigênio do hospital e não tem nada haver com a possibilidade de contaminação - destacou o diretor do Juvêncio Matos, Francisco Amazonas.
Segundo informações do diretor administrativo-financeiro do hospital, Cayo Bastos, antes da inauguração da UTI, a necessidade do hospital era de 300 metros cúbicos de oxigênio por mês. Depois da inauguração, só a UTI passou a necessitar de 1.200 metros cúbicos de oxigênio.
- Nós solicitamos mais cilindros de oxigênio desde janeiro, mas o material não chegou a tempo do início do funcionamento da UTI pediátrica. Conseguimos manter por alguns meses, mas não conseguimos mais garantir o atendimento. Estávamos aguardando cilindros de oxigênio
extras para suprir a nossa demanda e agora podemos colocar em operação - informou Cayo Bastos.
Está sendo instalado também um tanque novo de oxigênio e ar comprimido no Juvêncio Matos, o que elevará a capacidade de oxigênio para 2.300 metros cúbicos.
Sobre a UTI - A UTI Pediátrica do Juvêncio Matos atende crianças de um mês a 18 anos, com quadro clínico necessitando de cuidados especiais. No Maranhão, é a primeira UTI destinada a atender pacientes nesta faixa etária, tanto na rede pública quanto na rede privada. São sete leitos na UTI e mais quatro no setor intermediário.
- Nós estamos ultimando todas as providências para que na segunda-feira, a UTI já esteja recebendo pacientes, com toda a segurança. No entanto, é preciso ficar claro que as estatísticas de morte dentro de uma UTI em qualquer hospital do Brasil é de 25%. Mas nós já conseguimos salvar muitas vidas aqui - destacou o coordenador geral da UTI, Luís Ângelo.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.