O conceituado pediatra Odorico Amaral de Matos morreu neste sábado (22), às 18h, por falência múltipla dos órgãos. O médico tinha 98 anos de idade e era o pediatra mais antigo do Maranhão.
Odorico Amaral ainda mantinha sua rotina de trabalho no hospital que leva o nome do seu irmão, Juvêncio Amaral de Matos.
Membro da Academia Maranhense de Letras, o pediatra deixa Helosine Moreira Lima de Matos, sua esposa, com quem foi casado durante 64 anos.
Odorico Amaral de Matos formou-se médico em 1927, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, e fez a especialização em pediatria na Suiça.
Fundador e Diretor do Departamento Estadual da Criança, criou a cadeira de Higiene e Legislação Farmacêutica da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Maranhão. Fundou também a cadeira de pediatria na Faculdade de Medicina.
As homenagens mais recentes que o médico recebeu foram no hospital de urgência Odorico Amaral de Matos, além da indicação de seu nome para maranhense do século e a avenida Odorico Amaral de Matos, que liga os bairros do São Francisco e Jaracaty.
O corpo de Odorico Amaral de Matos foi velado na Academia Maranhense de Letras (AML), e será sepultado no cemitério do Gavião.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.