Será inaugurada neste sábado (21), às 11 horas, a mais nova avenida da capital, interligando a Ferreira Gullar, no São Francisco a Carlos Cunha, no Jaracaty.
A entrega da obra será feita pelo governador José Reinaldo Tavares, que também definiu o nome da avenida, que vai se chamar Dr. Odorico Amaral de Matos, em homenagem a um dos mais conceituados médicos de São Luís.
O pediatra Amaral de Matos, 92 anos, ainda cumpre uma rotina de atendimento diário a seus pacientes, apesar da idade.
É muito respeitado pela sociedade maranhense e principalmente pelos médicos – muitos foram alunos no curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão.
“É uma personalidade reconhecida que dedicou toda sua vida a cuidar dos outros e continua ajudando a quem precisa”, destacou o gerente de Desenvolvimento Regional de São Luís, Fernando Fialho.
Segundo o gerente os últimos serviços estão concentrados na pintura das vias e da sinalização e limpeza da área que serão encerrados ainda hoje (20).
Além disso, foram necessários a realização de serviços adicionais, como a implantação de calçadas, que vão garantir o acesso de pedestres de maneira mais segura, tanto na área do São Francisco como também no Jaracaty para quem precisa se deslocar da agência do Banco do Brasil ao São Luís Shopping.
“Esta avenida vai desafogar o trânsito de quem precisa se deslocar para o São Francisco principalmente para a área residencial do Base e Ponta D’Areia, evitando passar pela avenida Castelo Branco”, disse Fernando Fialho.
Entre as modificações na avenida Carlos Cunha está a colocação de mais dois semáforos, um deles na faixa que será utilizada pelos motoristas que trafegam no sentido Camboa/Calhau e que desejam seguir pela Ferreira Gullar, para ir até o São Francisco.
O sinal vai garantir mais agilidade e segurança aos motoristas e pedestres. O outro sinal vai funcionar no sentido inverso, próximo a entrada da nova avenida.
A avenida Amaral de Matos integra um conjunto de obras que vem sendo executado pelo governo do Estado com o objetivo de desafogar o trânsito de veículos na cidade.
É o caso da duplicação da avenida Guajajaras e da estrada do Araçagy e a implantação das avenidas Ferreira Gullar e Antônio Carlos Magalhães.
Com 910 metros a avenida está orçada em R$ 4,2 milhões e complementa o anel viário dos bairros São Francisco, Ponta D’Areia, Ponta do Farol, Renascença e Jaracaty.
Ao todo, serão quatro faixas de tráfego, totalizando 23 metros de largura, possibilitando acesso mais rápido para quem precisa se deslocar no sentido Centro/São Francisco e vice-versa e que estarão abertas aos motoristas após a inauguração.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.