A ponte foi construída em 1961. Nos quatro quilômetros e meio de comprimento já é visível a ação do tempo. Apesar dos pequenos reparos que foram feitos, o concreto apresenta desgaste.
Num trecho, as três peças que deveriam se encaixar estão cada vez mais distantes uma da outra. Exatamente na parte que absorve o impacto dos veículos, principalmente os mais pesados.
Os problemas foram detectados há quatro anos e uma nova ponte ao lado começou a ser construída. A obra foi interrompida três vezes e nunca chegou a ser finalizada. Só os pilares foram colocados. Hoje, a obra é um retrato de abandono.
O Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), no Maranhão, calcula que ainda sejam necessários R$ 8 milhões para a nova ponte ficar pronta. Mas o Ministério do Planejamento já se pronunciou: não vai liberar o dinheiro este ano.
O problema é que a antiga estrutura pode não aguentar. Além disso, segundo o DNER, a antiga ponte só poderia ser restaurada se fosse interditada por um ano, o que é inviável, pois São Luís ficaria sem ligação com o resto do país.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.