A trajetória do novo presidente do Brasil

Fantástico

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

Em 1º de outubro, no último comício que fez em São Bernardo nesta campanha, a emoção de Luiz Inácio Lula da Silva transbordou.

Pela primeira vez na história, um brasileiro nascido na miséria chega à Presidência da República. Luiz Inácio Lula da Silva é de Caetés, no agreste pernambucano. Nasceu em 27 de outubro de 1945. Os pais eram lavradores.

Aos sete anos, enfrentou uma viagem de 13 dias num pau de arara até São Paulo. “A gente vinha com uma vontade enorme de chegar em São Paulo porque a gente ouvia os grandes falarem que São Paulo era bom, que em São Paulo as pessoas tinham chance, que em São Paulo os mais velhos podiam trabalhar. Foi com essa expectativa que eu vim para São Paulo”, recorda Lula.

Aos 15 anos, Lula pisou pela primeira vez numa indústria metalúrgica: uma fábrica de parafusos. Aprendeu a profissão de torneiro mecânico.

Em 1975, foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Foi reeleito em 78. Lula convocou greves gerais. Em setenta e nove, 170 mil metalúrgicos pararam. Um ano depois, foram mais de 300 mil.

O Brasil vivia sob o regime militar. Lula e outros dirigentes sindicais foram presos com base na Lei de Segurança Nacional. Ele passou 31 dias no Dops, o temido Departamento de Ordem Política e Social.

Em 10 de fevereiro de 1980, Lula funda o PT, Partido dos Trabalhadores, junto com intelectuais, sindicalistas, políticos e religiosos.

Em abril de 84, Lula participou no Rio de Janeiro do comício pelas eleições diretas para presidente, junto com líderes como Leonel Brizola, Franco Montoro, Tancredo Neves e Ulisses Guimarães.

Em 86, Lula foi o deputado federal mais votado do país na eleição para a assembléia constituinte.

Disputou a Presidência da República em 1989, depois de 29 anos sem eleição direta para o cargo. Perdeu para Fernando Collor de Mello, que foi afastado em 92, por denúncias de corrupção.

Lula tentou a presidência outras duas vezes, em 94 e 98 - nesta última, tendo como candidato a vice Leonel Brizola. Lula perdeu as duas eleições para o candidato do PSDB, Fernando Henrique Cardoso.

Neste 27 de outubro, na quarta tentativa, Lula chegou lá. O novo presidente do Brasil é casado com Marisa Letícia há 28 anos. Os dois eram viúvos quando se conheceram. Eles têm quatro filhos - um deles, do primeiro casamento de Marisa, foi adotado por Lula. O novo presidente tem ainda outra filha, Luriám, fruto de uma relação com uma namorada, Miriam Cordeiro. E três netos.

“A única coisa que lamento foi não ter entrado na política mais cedo. Eu comecei a adquirir consciência política praticamente com 30 anos de idade”, diz Lula.

Nesta entrevista a bordo do avião durante a campanha, ele falou sobre livros e música.

“Música eu tenho um gosto muito heterogêneo. Eu gosto muito de música sertaneja, eu gosto tanto de música sertaneja das raízes mesmo como eu gosto de Zezé de Camargo e Luciano, de Leonardo, de Chitãozinho e Xororó. Eu gosto muito da música popular brasileira, eu adoro as músicas do Gil, do Caetano, do Chico, da Maria Bethânia, de Djavan. O último livro que eu li foi a biografia do JK”.

JK, do jornalista Claudio Boíunga, conta a história de Juscelino Kubistcheck, o presidente que construiu Brasília. Durante o vôo, Lula leu uma reportagem publicada na revista de bordo. Título: "JK, de telegrafista a presidente".

Outro livro que Luiz Inácio Lula da Silva leu recentemente foi "Estrela solitária", de Ruy Castro, uma biografia do craque Mané Garrincha. “Achei muito bem feito, muito extraordinário”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.