SÃO PAULO e BRASÍLIA - Embora a cúpula tucana tenha classificado como satisfatória a participação da atriz Regina Duarte na propaganda do candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, no horário eleitoral gratuito, o publicitário Nelson Biondi disse nesta quarta-feira que a atriz não aparecerá mais nos programas. Em nota, os tucanos defenderam a atriz. Segundo Biondi, a equipe de marketing da campanha havia acertado previamente que Regina Duarte apenas declararia apoio nos primeiros três dias do horário eleitoral.
- Já estava acertado que ela participaria só nos primeiros programas. Foi uma decisão que tomamos em conjunto - disse Biondi, um dos coordenadores dos programas de Serra no rádio e televisão.
A cúpula tucana saiu em defesa da atriz, chamada de terrorista pela direção da Central Única dos Trabalhadores (CUT), depois de sua primeira inserção na TV. Regina abriu alguns dos programas, entre segunda-feira e quarta-feira, dizendo ter medo de uma vitória do “outro candidato”, o petista Luiz Inácio Lula da Silva.
O PSDB distribuiu uma nota à imprensa para refutar as críticas à atriz. No documento, a campanha de Serra diz que a atriz foi chamada de terrorista “simplesmente porque expressou de livre e espontânea vontade seus sentimentos e preocupações com o futuro do Brasil”.
Mais adiante, a nota do PSDB associa a CUT a Lula e critica o patrulhamento à atriz: “No momento em que uma pessoa como Regina Duarte não pode manifestar as suas opiniões sem ser patrulhada pela CUT, que é o braço sindical do candidato Lula, o medo que Regina expressou ganha mais um motivo para se alojar no coração de todos”.
Antes do anúncio da decisão dos tucanos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negara pedido do PT para proibir a reexibição do depoimento de Regina Duarte.
Em outra representação, o TSE permitiu aos tucanos continuar a exibir as cenas de grávidas filmadas pela produção da campanha de Lula. Os tucanos usaram as imagens desde segunda-feira em inserções para dizer que Serra foi considerado o melhor ministro da Saúde do mundo e fez muito pelas gestantes. Ontem, o filmete foi exibido no programa do horário eleitoral.
O candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, pediu direito de resposta no programa de Serra. No programa de terça-feira, os tucanos criticaram o governo de Olívio Dutra e disseram que a incompetência da administração petista é tamanha que Germano Rigotto (PMDB) está 22 pontos à frente de Tarso.
Ciro entra com recurso contra programa de Serra
O candidato derrotado à Presidência Ciro Gomes (Frente Trabalhista), agora aliado de Lula, também entrou com recurso no TSE contra Serra. Ciro pede que o PSDB seja proibido de veicular no programa eleitoral críticas anteriormente feitas por ele a Lula. Segundo o recurso, a legislação eleitoral proíbe que um candidato que formalize apoio a outro candidato, no segundo turno, apareça na propaganda eleitoral de partido adversário.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.