Microsoft adota Bluetooth e incentiva o mercado sem fio

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

RIO - A Microsoft liberou para fabricantes de PC uma versão do Windows XP com suporte à tecnologia Bluetooth, que permite que periféricos, handhelds e celulares sejam conectados ao computador sem a necessidade de fios. A tecnologia é complementar ao padrão 802.11, ou 'Wi-Fi', usada em redes de computadores e para estabelecer conexão à internet wireless.

O suporte Bluetooth por parte da Microsoft pode ser um grande incentivo à tecnologia, que ainda não encontrou o seu momento no mercado. Aqueles que já adotaram precocemente a tecnologia encontraram poucas formas de utilizá-la. A HP no ano passado lançou uma impressora com capacidade bluetooth, mas não investiu para incluir a tecnologia em outros periféricos. A IBM também vendeu por um período longo um único notebook capaz de transmitir e receber dados via Bluetooth, o ThinkPad X30.

De acordo com o CNet, porém, o crescente interesse da indústria de portáteis, entre eles handhelds e celulares em maior escala, pode signigicar que a tecnologia Bluetooth está finalmente pronta para a grande massa.

- A Microsoft acredita que a iniciativa vai fazer aumentar o desenvolvimento e o uso de tecnologias wireless - um dos setores da indústria com mais veloz crescimento - declarou Jim Cullinan, gerente de produto do Windows XP. - Veremos um aumento no número de produtos com Bluetooth - revelou ele.

A gigante do software espera que as fabricantes de PCs iniciem a oferta de máquinas com a nova versão do XP em três ou seis meses, talvez a data mais interessante seja o Natal. A companhia tem planos de tornar o suporte a Bluetooth parte da ferramenta de update automático do sistema operacional. Mas usuários terão que instalar antes o Service Pack 1, liberado pela Microsoft no início de setembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.