Cerca de 15 mil pessoas foram à Praça do Mercado, na noite de sábado, para o comício da coligação “O Maranhão Segue em Frente”. No palanque, além do candidato à reeleição para o Governo do Estado, José Reinaldo Tavares, estavam os senadores José Sarney (PMBD/AP) e Edison Lobão (PFL/MA), este último candidato à reeleição.
O candidato a deputado estadual Deusdete Sampaio, ex-prefeito da cidade e apontado como a mais forte liderança política regional, fez um discurso voltado para a história de Açailândia. Segundo ele, “nossa cidade nasceu da visão de um dos maiores estadistas da história do Brasil, José Sarney, que fez passar por aqui a Belém-Brasília, a Santa Luzia-Açailândia, a Carajás-Itaqui e a Norte-Sul”.
Além de José Sarney e Edison Lobão, José Reinaldo teve a companhia de Chiquinho Escórcio, candidato a deputado federal; Vete Botelho, deputada estadual, e dos prefeitos Franciscano Soares, de São Francisco do Brejão, e Luís Sabre, de Bom Jesus das Selvas. Antes do comício em Açailândia, o candidato à reeleição para o Governo do Estado esteve em Imperatriz, participando de uma solenidade evangélica que reuniu cerca de 30 mil pessoas.
Edison Lobão lembrou da sua participação no processo de emancipação política daquela cidade. “Carlos Amorim era o prefeito de Imperatriz e nós dois planejamos o nascimento desta cidade. Açailândia já era o grande entroncamento rodoviário do meio-norte do Brasil, graças a José Sarney e José Reinaldo. Sarney, com Juscelino, trouxe a Belém-Brasília, e José Reinaldo, como engenheiro a serviço do Estado, trouxe a Santa Luzia-Açailândia. Estamos, portando, com o palanque repleto da verdadeira história da construção desta cidade. Os outros que passam por aqui trazem piadas, mentiras e calúnias”, lembrou o senador.
Emoção - José Sarney, na sua primeira participação em um comício na campanha deste ano no Maranhão, falou para um público que chegou a se emocionar e, por duas vezes, pedir que ele voltasse a falar, sempre que encerrava o seu discurso.
“Eu não tenho mais idade para estar num palanque, pedindo votos. Mas tenho na mente a história do nascimento de uma grande cidade, frente de desenvolvimento do nosso estado, que brotou de rabiscos feitos sobre o mapa do Maranhão, quando idealizamos, para cá (Açailândia) esse tronco de rodovias e ferrovias. Hoje, Açailândia é essa cidade crescente, de uma gente de todos os recantos do Brasil, que aqui se reúne para construir desenvolvimento”, disse José Sarney.
José Reinaldo Tavares, que, pela segunda vez, fez comício em Açailândia nesta campanha, lembrou de quando “fiz picadas na mata, em busca de um lugar para ligar este pedaço rico do Maranhão a São Luís. José Sarney e eu, depois da passagem por aqui de Bernardo Sayão, redescobrimos Açailândia, traçamos o destino grandioso desta cidade e marcamos, bem aqui, o centro de desenvolvimento regional.
Descobriram as minas de ferro de Carajás, lá no Pará, mas José Sarney fez da sua força política um trajeto de ferrovia de interesse do Maranhão, passando por Açailândia, vocacionando esta cidade para a indústria siderúrgica que já se faz presente, gerando emprego e renda”, lembrou ele.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.