Cédulas de papel já estão prontas no Maranhão

Na última eleição em apenas 10 seções, das 12 mil do Estado, não houve apuração eletrônica. As cédulas só serão usadas caso a urna apresente problema.

Janaína Bordalo, da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Com elas o eleitor já está acostumado. E mesmo com as urnas eletrônicas, as cédulas de papel ainda fazem parte das eleições.

Um resolução do Tribunal Superior Eleitoral define que cada seção dee receber uma quantidade de cédulas equivalente a 20% do eleitorado. Ao todo, são 800 mil cédulas no Maranhão.

Elas só serão usadas caso as urnas apresentem problemas.

Na última eleição em apenas 10 seções, das 12 mil que existem no Estado, não houve apuração eletrônica.

A gráfica do Tribunal Regional Eleitoral trabalha 24 horas desde a semana passada para imprimir as cédulas que vão ser enviadas para as seções eleitorais.

Apenas Timon e São José de Ribamar, que participam pela primeira vez de uma eleição eletrônica com módulo impressor, vão ter 100% das cédulas disponíveis.

Apesar do papelter chegado com atraso ao TRE a maior parte das cédulas já foi enviada. Faltam apenas as seções de 27 municípios maranhenses. O envio das remessas deve terminar amanhã.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.