Tradutor de 'emoções' de cães já está à venda no Japão

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

CANBERRA, Austrália - A fabricante japonesa de brinquedos Takara começou a vender nesta sexta-feira, em Tóquio, o primeiro tradutor canino, um equipamento que interpreta as ''emoções'' do animal. De acordo com informações da edição on-line da rede australiana ABC, o aparelho foi tão procurado nas lojas de eletrônicos e brinquedos no primeiro dia de vendas que alguns estoques das principais varejistas se esgotaram.

O ''Bowlingual'', revelado em agosto de 2001 e exibido em feiras no início deste ano, contém um microfone de oito centímetros embutido em um aparelho com sensor eletrônico de pulsações. O aparelho é preso à coleira do cachorro e transmite sons para um mini bipe que cabe na palma da mão do dono do animal.

O bipe, equipado com um mini display, imediatamente identifica o som que classifica seis padrões de ''sentimentos'' dos cães: felicidade, tristeza, frustração, ameaça, desejo e alegria. As emoções são expressadas em frases de efeito, como ''Estou triste e preciso brincar'' ou ''Estou chateado e furioso''. O aparelho está habilitado para ''interpretar'' os sentimentos de diversas raças, de Chihuahuas a pastores alemães.

- Ele é, na verdade, um brinquedo, mas pode ajudar muitas pessoas a entenderem o que se passa com seus cães e até a se comunicar com eles - disse Yoko Watanabe, porta-voz da fabricante Takara.

O Bowlingual está sendo vendido a 14.800 ienes - cerca de US$ 120. A empresa ainda não divulgou previsões de chegada do acessório em outros países, mas revelou que espera vender, até março de 2003, até 300 mil unidades do Bowlingual, informou a publicação australiana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.