Roberto Rocha apontado com um dos piores pela Folha de São Paulo

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

O deputado federal Roberto Rocha (PSDB) foi apontado em levantamento do jornal Folha de S. Paulo como um dos piores parlamentares da Câmara Federal. O estudo realizado anualmente pelo jornal, publicado na edição de ontem no suplemento especial “Olho no Voto”, avalia a atuação das bancadas de cada estado e considerou Rocha com “Atuação Muito Fraca”, o conceito dado a parlamentares que não têm qualquer peso nas decisões da Casa.

A “Folha” avalia a atuação do deputado em plenário, o número de proposições que apresenta, a presença nas comissões técnicas e até o cargo que ocupa na Câmara. São considerados muito atuantes os parlamentares que obtêm 25 pontos. Aqueles com “Atuação Muito Fraca” aparecem com menos de 10 pontos, segundo os critérios da “Folha de S. Paulo”.

Piores – Roberto Rocha está, na avaliação do jornal paulista, entre os 14 menos atuantes deputados federais de todo o país. Em entrevista à “Folha”, ele tentou justificar sua atuação na Câmara: “(...) tento conciliar a atividade legislativa com o corpo-a-corpo no estado”, disse o parlamentar.

E, sem argumento para contestar os critérios de avaliação, foi forçado a admitir sua fraca atuação como parlamentar. “Considero minha freqüência na Câmara razoável, mas compreendo que poderia dar mais de mim ao trabalho legislativo”.

Ainda de acordo com a “Folha de São Paulo”, Roberto Rocha compareceu, neste último mandato, a 70,6% das sessões da Câmara e teve 6,8% de faltas não justificadas. Ele apresentou apenas cinco projetos de Lei e teve apenas um deles aprovado.

Projetos - A “Folha” também fez um acompanhamento do posicionamento de cada deputado na votação de projetos polêmicos. Ele votou a favor da Lei de Flexibilização da CLT e da prorrogação da CPMF, faltou à votação do Seguro Apagão, do Fim da Imunidade Parlamentar e da Auto-anistia de Multas. Foi contra a Lei da Mordaça.

O deputado do PSDB, que renunciou à sua candidatura a governador, falou no plenário apenas 32 vezes nestes últimos

quatro anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.