Micróbios poderiam viver na atmosfera de Vênus, segundo pesquisadores

Reuters

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

LONDRES - Vênus, o planeta mais próximo da Terra, é quente demais para sustentar vida, mas cientistas americanos acreditam que micróbios poderiam estar vivendo em sua atmosfera.

Dirk Schulze-Makuch e Louis Irwin, da Universidade do Texas em El Paso, têm estudado as condições em uma região da atmosfera do planeta que possui uma alta concentração de gotas de água.

Usando informações das missões espaciais russas Venera e das americanas Pioneer Venus e Magellan, eles observaram algo estranho em sua composição química e acreditam que isso poderia ser explicado pela presença de micróbios.

Eles notaram uma ausência inesperada de monóxido de carbono e encontraram sulfureto de hidrogênio e dióxido de enxofre, dois gases que reagem entre si e são raramente encontrados juntos a menos que algo os esteja produzindo.

'Schulze-Makuch acha que micróbios vivendo nas nuvens de Vênus poderiam estar combinando dióxido de enxofre com monóxido de carbono e possivelmente hidrogênio para produzir também sulfureto de hidrogênio ou sulfureto de carbono em um metabolismo similar ao de alguns dos primeiros micróbios da Terra', informou a revista 'New Scientist' nesta quarta-feira.

Outros cientistas estão céticos, dizendo que são necessárias mais do que pequenas gotas de água para sustentar a vida.

Mas Schulze-Makuch acredita que a temperatura de Vênus já foi mais fria e que poderiam ter existido oceanos no planeta.

'A vida pode ter começado lá e recuado para nichos estáveis logo que o efeito estufa começou', disse ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.