A defensoria pública começa a vistoriar as delegacias de São Luís hoje à tarde. A visita começa pelo 17º Distrito Policial, no bairro do Anil, e faz parte do Mutirão das Delegacias.
O mutirão tem como objetivo fazer um levantamento geral dos encarcerados e avaliar as condições físicas das delagacias de polícia da capital e do interior. Ao todo serão visitadas 21 delegacias.
Os dados obtidos irão servir para traçar novas estratégias de humanização dos presídios, além de assegurar aos detentos o exercício dos direitos e garantias individuais.
Participam do mutirão cinco defensores da área criminal, estagiários e a coordenadora do Núcleo de Execução Penal da DPE-MA, Servianne Eulália. Inicialmente serão visitadas todas as delegacias da capital. Depois os defensores visitarão as delegacias de Caxias, Imperatriz e Bacabal.
Após as visitas, serão eleborados relatórios informando sobre as condições físicas de carceragem, alimentação e saúde dos presos, além do relacionamento destes com os policiais.
A iniciativa vai permitir identificar os presos que estão cumprindo pena definitiva e que já deveriam ter ido para os presídios, além de combater prisões ilegais por excesso de atraso.
A redução do número de encarcerados, além de beneficiar vários detentos, ai facilitar o trabalho da polícia, inclusive prevenindo rebeliões em delegacias.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.