Pelo gosto do freguês: GM lançará carro que muda de cara

CNN

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

DUDENHOFEN, Alemanha - A General Motors está planejando o lançamento de um protótipo com duas vantagens: um carro que não prejudica o meio ambiente, já que é movido a hidrogênio, e que ainda pode mudar o design de seu chassi de acordo com o humor do dono.

O Hy-wire - que recebeu este nome por ser uma combinação de hidrogênio e da tecnologia drive-by-wire - é uma alternativa para combustíveis como a gasolina e o diesel.

E como só um fio conecta o chassi - que contém todos os controles eletrônicos - ao corpo do carro, o design substituto pode ser trocado sempre que o motorista sentir vontade de fazer uma mudança.

Chris Borroni-Bird, diretor de projeto do Hy-wire, disse que a vantagem do hidrogênio é que este pode ser feito a partir de eletricidade e água. E a eletricidade pode ter sua origem no gás natural ou em energias renováveis, como a solar.

"Embora o hidrogênio seja explosivo, é mais seguro do que a gasolina ou o diesel pela simples razão de que se o tanque vazar hidrogênio, este vai rapidamente para a atmosfera, pois é muito mais leve que o ar", explicou.

A tecnologia drive-by-wire, usada em muitas aeronaves, usa a eletrônica para operar o veículo, em vez de cabos, marchas ou hidráulica. Então, não há motor, painel de instrumentos ou pedais acima do chão do carro.

Os motoristas usarão um controlador no estilo daqueles dos videogames, chamado X-drive, para operar o veículo.

"O motorista pode acelerar e frear como um motociclista - apertando uma alça com a mão direita ou a esquerda", relatou Borroni-Bird.

Quem gostou da idéia, porém, vai ter que esperar até 2010 para dirigir o Hy-wire. Mas será possível ver esse prodígio da tecnologia a partir do próximo dia 26, no salão de automóveis Paris Motor Show.

"É um passo significativo em direção a um novo tipo de automóvel substancialmente mais amigável para o meio ambiente e que dá aos consumidores o benefício de dirigir com segurança e liberdade de expressão individual", disse o engenheiro da General Motors.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.