WAP: ter internet no celular é mais útil do que você imagina

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

RIO – Acessar a internet pelo telefone celular não chega a ser uma novidade, mas tem muito usuário que não faz idéia do que é possível fazer pelo display do telefone móvel. Dá para descobrir a sessão do cinema mais próximo, a previsão do tempo, as informações sobre o trânsito e a localização do restaurante ou da floricultura mais próxima, sem contar a consulta ao oráculo chinês. Para citar os serviços mais básicos...

Quem está na rua pode começar pedindo ajuda ao Apontador.com.br. O site indica a menor distância entre dois pontos e reúne mapas das melhores rotas, dicas de trânsito, localiza bancos, bares e até itinerários de ônibus. Por falar em localizar, quem não perde o vício pelas buscas em sites na web conta com o wap.yahoo.com.br, mas é o Buscapé.com.br/wap que vai economizar sola de sapato. O serviço ''entra nas lojas'', compara e busca os melhores preços de produtos em diversos shoppings. Uma mão na roda.

Por falar em mão na roda, o BrasilWAP.com.br reúne serviços úteis e encontra até a oficina mais próxima, além de delegacias, teatros e até motéis. E se você precisar fugir de um temporal fora de hora, vale dar um pulo no ClimaWap.com.br, versão para celulares do portal Climatempo.

Quem está na rua para se divertir, deve se preparar, porque entretenimento é o tipo de informação garantida em WAP. O ViaGlobal.com.br é um bom guia de diversão para o Rio, São Paulo, Brasília, Curitiba e Porto Alegre, com dicas de restaurantes, bares, casas noturnas, cinemas e pontos turísticos. Já o Wap.Hands.com.br é uma ótima referência de serviços, bancos, notícias e variedades, já que lá também tem guias de restaurantes, edições on-line de revistas e circuitos de cinemas.

No Ingresso.com.br/Wap é possível, inclusive, comprar ingressos de cinema, teatro e shows, assim como no WAP do FunByNet.com.br. E por falar em cinema, quem gosta da sétima arte e admira trabalhos de celebridades pode acessar as novidades no e-Pipoca, que traz a programação dos cinemas das principais capitais e os bastidores de Hollywood.

As manias de cada usuário também são atendidas pelo WAP, como é o caso das clássicas agendas de compromissos Elefante.com.br e Lembrador.com.br que ganharam versões WAP para quem precisa lembrar de datas especiais, gravar lembretes e enviar cartões virtuais. Quem não larga a mania das conversas em tempo real, via programas de mensagens instantâneas (IM), pode ter seus desejos atendidos pelo celular, no Wap.Odigo.com. Lá você baixa uma versão de programa do tipo ICQ para o celular.

Acesso a serviços bancários, toques musicais diferentes, notícias, horóscopos e jogos são alguns dos conteúdos mais comuns disponibilizados pelas operadoras em canais especialmente criados para clientes, como o Waaap, da Telesp, e o e-WAP, da Tele Centro Oeste. Em alguns destes serviços é possível até realizar compras pelo celular – como no wap.lojaswap.com.br.

Mas as inovações prometem ir além e surpreender até os usuários já não tão jovens. Por exemplo, os clientes da Telefônica Celular - que tem mais de 80 fornecedores de conteúdo WAP – podem enviar ícones de animais, esportes e personalidades para amigos.

E se você tiver dúvidas, não hesite: aquele site que você gosta pode ter uma versão wap. Para descobrir, tente trocar o tradicional ''www'' do endereço de internet pelo ''wap'' quando digitá-lo no celular. Bom proveito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.