Projeto de lei em tramitação na Câmara proíbe devastação de juçarais

Agência da Câmara Municipal

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

É de autoria do vereador Sebastião Albuquerque (PFL), o projeto de lei nº 152, que proíbe a devastação indiscriminada de juçarais em São Luís, como forma de preservação do meio ambiente, e até porque, conforme o vereador, a juçara se destaca como uma grande fonte de renda para diversas comunidades, onde a palmeira é abundante.

Sebastião Albuquerque esclarece que a juçareira, de nome científico Eutuerpe Edulis, é nativa da Região do Meio Norte, com maior concentração nos Estados do Maranhão e Pará, acrescentando que seu fruto, rico em ferro e proteínas, já faz parte de uma cultura, lembrando inclusive a tradicional Festa da Juçara, realizada durante todos os domingos de outubro, no Maracanã, região das mais produtoras juçareiras em São Luís.

O vereador diz que, pelo seu projeto, para a a extração do palmito, torna-se necessário a delimitação da área, com estudos prévios e projetos para o seu plantio, já que a devastação indisciplinada da juçareira poderá trazer, no futuro, prejuízos ambientais e financeiros para as comunidades localizadas em áreas de grandes juçarais. "A juçareira é uma palmeira abençoada, porque oferece o fruto, protege os mananciais de água doce, e dela se pode extrair o palmito, que é uma rica fonte de alimentação. Por isso, merece ser protegida por lei, contra sua devastação", ressaltou Sebastião Albuquerque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.