A cidade de Bacabal, no interior do Maranhão, já tem o seu comitê de combate à corrupção eleitoral, que funcionará até dezembro. O comitê é composto por membros da comunidade sem vinculação partidária, cuja função é receber denúncias da população sobre compra e venda de votos e repassá-las ao Ministério Público a quem compete agir.
A fundação do comitê é resultado de um trabalho de conscientização e mobilização desenvolvido pelos promotores de justiça de Bacabal, Agamenon Batista de Almeida Júnior, e Marinete Ferreira Avelar, com a realização de palestras em escolas e na comunidade sobre a importância do voto.
O ponto alto dessa mobilização ocorreu na última quarta-feira com a realização do Comício da Cidadania, que reuniu mais de nove mil pessoas, na praça Cleomenes Falcão, no centro de Bacabal. Na ocasião, participaram 21 promotores de justiça e sete juízes e o Bispo da cidade, D. Belizário, que falaram para a população sobre a importância do voto consciente e a fiscalização do pleito.
De acordo com o promotor de justiça Agamenon Júnior, já é possível notar uma mudança de comportamento da população. Segundo ele, as pessoas estão adquirindo uma maior consciência. Além disso, a presença efetiva do Ministério Público também tem contribuído para uma visão sobre as eleições. “O comício da última quarta-feira foi uma demonstração de que a população quer se informar, que estar mais consciente durante as eleições”, completou.
Depois de Bacabal, as cidades de Caxias e Balsas serão as próximas a receber o Comício da Cidadania, que já foi realizado em Alto Parnaíba e Santa Luzia do Tide. O comício em Caxias ocorrerá na próxima quarta-feira e dia 25 será a vez de Balsas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.