LONDRES -- Um violino considerado fora do comum, fabricado pelo criador de instrumentos mais famoso do mundo, Antonio Stradivari, é a atração principal de um lote que será leiloado pela Christie's, de Londres, no próximo dia 13 de novembro.
Espera-se que o violino, um dos 500 existentes no mundo com a marca Stradivarius, seja arrematado por cerca de 850.000 libras (1,34 milhão de dólares), segundo a especialista em instrumentos musicais da Christie's, Jennifer Laredo.
"É um exemplo excelente de seu trabalho e está em condições muito boas", disse Laredo à agência Reuters.
Stradivari, que também fabricou violoncelos e violas, nasceu em 1644 e estabeleceu sua oficina na localidade de Cremona, região norte da Itália, por volta de 1660, trabalhando ali até sua morte, em 1737.
As obras de Stradivari fizeram sucesso entre a realeza e a nobreza de toda a Europa e ele fabricou instrumentos para Jaime II, da Inglaterra, e para a famosa família Médici.
Datado de 1726, o violino que será leiloado é apenas um ano mais antigo que o Kreutzer Stradivarius, que obteve 947.500 libras (quase 1,5 milhão de dólares), transformando-se no instrumento musical mais caro vendido em um leilão.
No entanto, ao contrário de alguns instrumentos considerados irmãos, esse violino não possui uma história particularmente pitoresca, já que nunca foi propriedade de um violinista profissional, ao menos pelo que sabe Laredo, nem jamais foi utilizado em público.
Mas, e devido às suas condições impecáveis, esteve nas mãos de colecionadores profissionais, como Jean-Baptiste Vuillaume, um dos principais fabricantes franceses de violinos do século XIX.
O atual proprietário, um colecionador particular que vive no hemisfério sul e que decidiu permanecer no anonimato, possui há duas décadas esse violino, com sua etiqueta de "Antonius Stradivarius Cremonensis, Faciebat Anno 1726".
"Os instrumentos deste período, em particular, são bastante excepcionais", disse Laredo.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.