Ação social

Comunidade de São José dos Índios receberá ação com oficinas, capacitações e distribuição de alimentos

Iniciativa promove cidadania, inclusão social e geração de renda por meio de atividades educativas e assistenciais.

Imirante.com

O Maranhão é pioneiro na realização do projeto.
O Maranhão é pioneiro na realização do projeto. (Foto: divulgação / Sesc)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Com o objetivo de fortalecer os laços comunitários, promover a cidadania e combater a insegurança alimentar, o Sesc lançou oficialmente a quarta edição do Projeto Territórios Solidários, no povoado São José dos Índios, em São José de Ribamar.

Nesta edição, o projeto concentrará suas ações na comunidade local, oferecendo uma série de atividades voltadas para o desenvolvimento social, a educação e a geração de renda. A iniciativa contempla adultos e crianças em situação de vulnerabilidade social, com uma programação abrangente que inclui oficinas, capacitações e distribuição de alimentos.

A cerimônia de abertura contou com a presença da Diretora de Programas Sociais do Sesc, Maria Regina Soeiro; da coordenadora do Fórum das Entidades Sociais de São José de Ribamar, Maria da Conceição Sousa; dos instrutores do projeto, além da equipe do Sesc Mesa Brasil e do setor de Desenvolvimento Comunitário. Lideranças locais e famílias beneficiadas também marcaram presença.

Entre os destaques da programação, esteve a palestra “Territórios Empreendedores”, ministrada por Lívia Soares, administradora, engenheira civil e CEO da startup Ela Faz. Com uma fala inspiradora, Lívia abordou temas como autoestima, liderança feminina e o empreendedorismo como ferramenta de transformação social. A palestra foi especialmente voltada para as mulheres da comunidade, reforçando o compromisso do projeto com a equidade de gênero.

Além das palestras motivacionais, o Territórios Solidários prevê ações práticas com impacto direto na vida dos moradores. Serão implantadas uma horta comunitária e uma cozinha solidária para preparação e distribuição de refeições, além da entrega de cestas básicas. A iniciativa também oferece oficinas de segurança alimentar e nutricional, além de atividades voltadas à capacitação profissional, buscando estimular a geração de renda e a autonomia das famílias atendidas.

A Associação Nossa Senhora de Loreto, entidade social cadastrada no programa Mesa Brasil, foi a escolhida para receber as ações neste ano, beneficiando diretamente 50 pessoas — sendo 25 adultos e 25 crianças.

O Maranhão é pioneiro na realização do projeto, que ao longo dos últimos três anos tem mostrado resultados significativos, como a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas, o fortalecimento dos vínculos sociais e a ampliação das oportunidades de trabalho e renda.

Por meio do Territórios Solidários, o Sesc reafirma seu compromisso com a transformação social, apostando na força das comunidades para construir soluções duradouras e sustentáveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.