Prisão

PF investiga fraudes na transferência de domicílio eleitoral no Maranhão e prende um suspeito

O alvo, um candidato a vereador da eleição passada, é responsável por recrutar eleitores ao cartório para a mudança de domicílio eleitoral.

Imirante, com informações da Polícia Federal

Ações de hoje foram concentradas no município de Paço do Lumiar.
Ações de hoje foram concentradas no município de Paço do Lumiar. (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Uma investigação da Polícia Federal que apura um esquema de transferência fraudulenta de domicílio eleitoral, por meio da apresentação de documentos falsos, foi realizada na manhã desta quarta-feira (17). Um candidato a vereador da eleição passada foi preso.

Segundo apuração da PF, o alvo dos mandados de prisão e de busca e apreensão é o principal responsável por recrutar eleitores e acompanhá-los ao cartório eleitoral para realizar a solicitação de mudança de domicílio eleitoral, mediante apresentação dos documentos falsos, suspeitando-se que ele seja, também, o responsável pela falsificação dos documentos.

Assim, a operação Falsum Sit Home cumpriu as duas medidas judiciais expedidas pela 47ª Zona Eleitoral de São José de Ribamar. 

Até o momento, foram identificados 16 eleitores que transferiram, com auxílio do investigado, por esse esquema de fraudes, seu domicílio eleitoral para São José de Ribamar. A investigação da PF aponta que há possível interesse na manipulação do resultado do pleito vindouro.

As ações de hoje, concentradas no município de Paço do Lumiar, visam assegurar a regularidade do cadastro eleitoral e do pleito que se aproxima, bem como evitar prejuízos à soberania popular. O objetivo é combater crimes típicos do período pré-eleitoral. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.