Acessibilidade

"Cidades Digitais" começa a ser implementado em São José Ribamar

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Começou a ser implementada a infraestrutura e tecnologia necessárias para execução do projeto "Cidades Digitais", iniciativa desenvolvida pelo governo federal, através do Ministério das Comunicações, que objetiva a modernização da gestão das cidades. Está prevista a instalação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores, além da disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à Internet para a população.

São José de Ribamar foi o primeiro município maranhense selecionado, ainda em 2012, para receber o projeto e, também, desponta como o primeiro a iniciar as ações de implementação.

A primeira fase do trabalho está sendo desenvolvida na área do santuário religioso da sede do município onde está sendo construído duto subterrâneo, por onde passarão os cabos de fibra óptica. Em seguida, será instalada a chamada rede de topologia em anel, uma rede de fibra óptica que interligará todas as secretarias municipais. Cada uma possuirá um Ponto de Acesso de Governo (PAG) para se conectar, gratuitamente, à internet.

A terceira fase consistirá na instalação dos chamados Pontos de Acesso Públicos (PAPs), rede através da qual o cidadão irá se conectar gratuitamente à internet. Neste primeiro momento, os PAPs serão instalados na sede da cidade em três locais: santuário religioso, Parque da Cidade e Viva Ribamar. A previsão é que todo o trabalho seja concluído ainda neste primeiro semestre do ano, e o "Cidades Digitais" esteja operando, totalmente, no início do segundo semestre.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.