Trânsito

Campanha Paz no Trânsito é realizada em São José de Ribamar

Divulgação/Prefeitura de São José de Ribamar

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Será realizada neste sábado (15) mais uma etapa da campanha municipal da Paz no Trânsito, iniciativa inserida no rol das ações do programa de combate as Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS). O objetivo é conscientizar a população ribamarense sobre a importância de aumentar a segurança nas vias como forma de preservar a vida.A realização é da Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

A partir das 8h30, será promovida uma grande caminhada que sairá da frente do prédio da SEMUS, localizado na sede do município, em direção ao santuário religioso, onde acontecerá a apresentação do Coral do Uniceuma. Durante o percurso, serão distribuídos à população folders informativos sobre o combate e prevenção das lesões e mortes no trânsito, assim como os chamados “lixo car”, viseiras e adesivos, por exemplo, com o slogan da campanha, que é Sou da Paz.

Esta já é a terceira etapa da campanha promovida pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB), situação que se faz necessária devido aos agravantes números de acidentes de trânsito no país e no mundo. Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que 1,3 milhão de pessoas morrem anualmente no trânsito e que, até 2030, esse número poderá chegar a 2,4 milhões, caso medidas não sejam tomadas.

“É necessário que os poderes públicos realizem ações de combate e prevenção dos fatores determinantes do adoecer, entre estes a questão da violência no trânsito, que precisa ser combatida na sociedade, já que estamos em uma cidade que encontra-se às proximidades de bairros muito populosos, cujo acesso se da através da MA-201, sendo uma via por onde circulam, diariamente, muitos carros, ônibus, vans, motocicletas, bicicletas e pedestres, o que favorece a ocorrência de colisões, capotamentos e outros tipos de acidentes”, afirmou a enfermeira Joelma Veras, coordenadora da campanha.

O Brasil é o quinto país com mais vítimas no trânsito, atrás apenas de Índia, China, Estados Unidos e Rússia. No nosso país, a violência no trânsito faz mais de 40 mil vítimas fatais por ano, uma média de 110 mortes diárias. Isso equivale à queda de um avião de grande porte lotado a cada três dias.

As ações pioneiras e exitosas desenvolvidas pela prefeitura ribamarense no combate as Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTS) foram compartilhadas, no mês de abril, com 90 prefeituras do Maranhão durante reunião técnica da Rede Estadual com Promoção da Saúde, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde. As ações do município de São José de Ribamar para evitar a problemática das violências domésticas, sexuais e do trânsito foram apresentadas aos representantes das prefeituras pela enfermeira Joelma Vera, coordenadora do Núcleo de Prevenção da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

São José de Ribamar capacitou 100% dos profissionais de saúde do programa Estratégia Saúde da Família e está capacitando 100% dos Agentes Comunitários de Saúde.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.