Saúde é Vida

UPA do Parque Vitória é inaugurada pela governadora Roseana Sarney

Atualizada em 27/03/2022 às 12h33

SÃO LUÍS - A primeira das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que serão entregues pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, até o dia 15 de setembro, foi inaugurada nesta segunda-feira (29), no Parque Vitória. Dotada de modernos equipamentos, a UPA (localizada na avenida José Santana - São José de Ribamar) oferecerá serviços de saúde de qualidade à população e vai funcionar em regime de plantão 24 horas com atendimento em pediatria e clínica geral beneficiando cerca de 200 mil pessoas, moradores do local e de bairros adjacentes.

“Estamos iniciando, hoje, 12 inaugurações previstas para este mês, não somente em São José de Ribamar e São Luís, mas também em outros municípios do interior do Estado. Estamos fazendo o que precisamos fazer: melhorando o sistema de saúde do Estado com a construção de novas unidades e a melhoria de hospitais já existentes”, afirmou Roseana Sarney. “O que nós queremos mesmo é dar qualidade de vida para o nosso povo e isso eu tenho certeza que estamos conseguindo fazer”, completou.

Durante seu pronunciamento, a governadora conversou com moradores do bairro para saber se eles tinham conhecimento dos serviços que serão oferecidos na UPA. As pessoas relataram que, com a unidade, não terão mais que procurar hospital longe de casa, e que sempre estão lotados. “Agora, a vida de vocês vai mudar, mudar para melhor”, disse Roseana.

Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim, a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, secretários de Estado, como o chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, de Infraestrutura, Max Barros, e Assuntos Políticos, Hildo Rocha, deputados estaduais, vereadores, entre eles Francisco Carvalho, que representou a Câmara de São Luís e lideranças comunitárias.

O secretário de Saúde, Ricardo Murad, destacou que com essas inaugurações o Maranhão entra em uma nova era da medicina, a da alta complexidade, do sistema de saúde que começa a funcionar de forma integrada, trabalhando muito com os municípios. “É o Estado se estruturando em uma grande rede para levar assistência de qualidade à população”, observou o secretário. “É o programa Saúde é Vida chegando para mudar o sistema de saúde do Maranhão”, acrescentou. Para o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, os investimentos que o governo do Estado esta fazendo na área de saúde mostra o compromisso da governadora Roseana Sarney com o povo do Maranhão. “Essa UPA é uma demonstração desse compromisso. Aqui será oferecido o que há de melhor no atendimento médico-hospitalar”, observou.

O presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, também destacou a importância das obras para a população maranhense. “A governadora começa a entregar essas obras estruturadas e equipadas com quadro de profissionais em pleno funcionamento, o que é bom para toda a sociedade maranhense”, disse.

Inaugurações

As outras UPAs que serão entregue estão localizadas nos bairros do Vinhais e Cidade Operária. Os dois hospitais de 20 leitos estão instalados nos municípios de Morros e Magalhães de Almeida. Faz parte ainda das inaugurações do primeiro pacote de obras do Programa Saúde é Vida, a entrega do Centro de Medicina Especializada e as novas instalações da Farmácia de Medicamentos Especializados (Feme). Outras obras na área de saúde e infraestrutura serão entregues também no interior do estado até meados de setembro. Na lista de inaugurações prevista para o mês de setembro consta, ainda, a inaugurações do centro cirúrgico do Hospital Infantil Juvêncio Matos, a implantação de cirurgias de alta complexidade no Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral) e a reativação do 3° e do 5° andares do Hospital Carlos Macieira, garantindo ainda mais qualidade e resolutividade à assistência prestada à população maranhense.No dia 14 de setembro está prevista a entrega da UPA de Coroatá.

As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares, com acolhimento e classificação de risco, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. Além de atendimento em pediatria e clínica geral, nas unidades serão realizados exames laboratoriais e eletrocardiograma. As UPAs do Parque Vitória e Coroatá foram construídas com recurso dos governos federal e estadual.Com recursos exclusivos do Tesouro estadual, foram construídas as Unidades de Pronto Atendimento do Vinhais - com inauguração agendada para o dia 1º de setembro - e a da Cidade Operária, cuja abertura está prevista para o dia 2 de setembro. Essas UPAs contam com estrutura diferenciada das federais, mas têm a mesma finalidade e oferecem os mesmos serviços. Elas funcionarão em prédios anexos ao Centro de Saúde do Vinhais e do PAM Cidade Operária. Na UPA da Cidade Operária, a população disporá também de atendimento em ortopedia e odontológico 24 horas.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.