Tradição

Festival do Peixe Pedra movimenta São José de Ribamar

Evento ocorre no sábado e domingo, com várias atividades na orla marítima da cidade.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - O último fim-de-semana das férias de julho será de muita diversão no município de São José de Ribamar. Tudo por conta do tradicional Festival do Peixe, evento que ocorre neste sábado (30) e domingo (31) na orla marítima da cidade.

Este ano, o Festival, organizado pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB), chega a sua 21ª edição oferecendo como ingredientes uma vasta programação cultural e esportiva e, é claro, a culinária maranhense em destaque representada pelo saboroso Peixe Pedra (seja ele frito, cozido ou assado).

Na programação esportiva, as novidades deste ano são o Peixe Pedra Open de Skate, competição que reunirá dezenas de skatistas ribamarenses e de outras cidades, e a 5ª etapa do Circuito Maranhense de Vôlei de Praia – duplas. As duas competições terão início no sábado pela manhã e as finais, assim como as cerimônias de premiação, acontecerão no domingo.

No sábado à tarde, será promovida a tradicional competição de pesca do maior Peixe Pedra. A previsão é de que os pescadores/participantes retornem do mar no horário compreendido entre as 14h e 17h. Somente quando todos estiverem presentes da rampa da praia de Banho da Sede é que será feita a medição do pescado.

Já no período da noite, nas dependências do Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, a programação cultural terá início com apresentações de brincadeiras genuinamente ribamarenses e shows variados.

No domingo, a partir das 7h, acontece a tradicional regata marítima, com saída da praia de Gurapiranga e chegada, prevista para as 10h, na praia de Banho da Sede. A programação cultural terá início a partir do meio-dia.

O Festival do Peixe Pedra é considerado como um importante mecanismo de incentivo ao turismo e, conseqüentemente, de movimentação da economia ribamarense.

A primeira edição do Festival, de acordo com relatos históricos, aconteceu em 1977 e foi promovida pela administração João Alves da Silva. O então prefeito pensou no evento como uma forma de atrair visitantes para o município através da promoção da cultura e da culinária ribamarense.

No início da década de 90, a realização do Festival foi interrompida, sendo retomada somente em 2005, primeiro ano da primeira administração do ex-prefeito Luis Fernando Silva, atual secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado.

Programação

Dia 30 - sábado

9h - Peixe Pedra Open de Skate

5ª Etapa do Circuito Maranhense de Vôlei de Praia - Dupla

14h às 17h - Chegada da competição DE pesca esportiva maior Peixe-Pedra.

19h30 – Cacuriá Estrela da Matinha

20h - Dança Portuguesa "Juventude de Portugal"

20h30 - Banda Energia

23h - Fabrícia e banda

Dia 31 - Domingo

7h - Largada da Regata Marítima (Porto de Gurapiranga)

10h - Chegada da Regata Marítima (rampa da Praia de Banho)

12h - Pagodeira

Novo Astral

Gandaia

Vamu Di Samba

16h - Reinaldinho e banda

19h - Entrega das premiaçãoes

20h - Regional Fênix

21h30 - Banda Free Lance

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.