SÃO LUÍS - O primeiro eclipse lunar de 2011 foi visto, ontem (16), no Brasil e em países europeus e asiáticos. Durou 1h40 e foi considerado o mais longo dos últimos onze anos. Professores universitários e integrantes da Sociedade de Astronomia do Maranhão optaram em ver o eclipse na cidade de São José de Ribamar.
No fim da tarde, telescópios prontos à espera do momento exato. A cidade de São José de Ribamar foi escolhida por este grupo para observar o eclipse. Segundo os astrônomos, a posição da cidade facilitava.
Depois do pôr do sol, a Lua nasceu cheia e, aos poucos, foi encoberta pela sombra da terra projetada pelo Sol. Em São Luís, o tempo bom permitiu a visualização do eclipse.
De acordo com a Nasa, este eclipse só pôde ser visto completamente em partes da Africa, da Austrália, da Ásia e no Oriente Médio. [e-s001]
Parte da Europa, Ásia, Austrália, Nova Zelândia e países da América do Sul, como o Brasil, só passaram a acompanhar o evento já com a Lua tomada pela sombra.
VC no Imirante
Também registrou o eclipse? Envie sua foto ou vídeo para o VC no Imirante, o espaço do internauta no "portal do Maranhão". Para participar, basta acessar a página do VC no Imirante, clicar no botão "Envie agora" e acessar o sistema de envio.
Se você ainda não é cadastrado, basta se cadastrar, clicando aqui. O cadastro é rápido e fácil de fazer, além de ser completamente gratuito.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.