São José de Ribamar

VII Festival Geia de Literatura terá nova premiação este ano

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h42

SÃO LUÍS - Acontece amanhã no Liceu Ribamarense, na cidade balneária de São José de Ribamar, a partir das 15h, o lançamento do VII Festival Geia de Literatura, promovido pelo Instituto Geia. Na ocasião, estarão reunidos órgãos, patrocinadores e instituições de ensino que deverão participar de 24 a 26 de agosto de palestras, oficinas, concursos, lançamentos, atividades culturais, entre outras ações realizadas durante o evento.

A novidade deste ano é a realização do I Prêmio Geia de Monografia, destinado aos universitários de instituições públicas e privadas do Maranhão. O prêmio selecionará as teses que serão apresentadas durante o festival e uma será premiada. O ganhador será escolhido por uma comissão julgadora composta por três membros designados pelo Geia. A divulgação do resultado e a entrega do prêmio acontecerão dia 26 de agosto, na Praça da Matriz, em São José de Ribamar.

Este ano será dado continuidade à Olimpíada de Matemática, iniciada no ano passado. Novamente ela será realizada em três níveis, na qual o aluno vai se enquadrar dependendo da sua escolaridade. O estudante, então, vai se submeter a uma prova de 20 a 30 questões de múltipla escolha e de 8 a 12 questões discursivas. A solenidade de premiação acontecerá dia 24 de agosto, também na Praça da Matriz. “Estamos na sétima edição do festival e ainda na segunda da Olimpíada de Matemática, mas já é um sucesso. No ano passado foram 1.100 inscrições. Este ano pretendemos ampliar o número”, afirma Jorge Murad, presidente do Geia.

Também acontece pela segunda vez o Concurso Professor Pesquisador. Este ano, a homenageada será Maria Elisa Almeida Silva, professora de São José de Ribamar que morreu e teve o nome dado a uma escola pública de São José de Ribamar. A concorrência acontecerá entre docentes que apresentarem projetos de relevância pedagógica, desenvolvidos ou em implementação na escola. O ganhador será conhecido no dia 26 de agosto, na Praça da Matriz. “Antes, o prêmio só recebia inscrições de professores ligados à área de literatura, mas agora ampliamos e mais gente está participando”, assinala Murad.

Disputa

Na Gincana do Conhecimento, que está agora na sua terceira edição, o mais antigo concurso é o Desafio de Literatura, que também está no terceiro ano de realização. Na disputa, as escolas inscreverão uma equipe com até 30 alunos, que se submeterão a três etapas. Os estudante responderão, entre as etapas, perguntas sobre os livros “O Bequimão – Esquisso de um Romance”, de Clodoaldo Freitas, e “Canteiro de Saudades”, de Coelho Neto”. “Sempre escolhemos autores maranhenses. É uma oportunidade de os alunos conhecerem as publicações locais”, ressalta Murad.

Reunindo todas as atividades, o VII Festival Geia de Literatura deve reunir, por dia, cerca de 3 mil pessoas. Toda a programação oferecida, em pelo menos quatro espaços da cidade, será gratuita. “Nos dias do festival, a cidade inteira se mobiliza. A cada ano cresce mais essa adesão. As escolas já incluíram no seu calendário escolar e os alunos estão cada vez mais à vontade para participar. Até mesmo algumas escolas de São Luís têm ido participar”, afirma Murad.

Para dar continuidade às produções anuais, mensalmente professores se reúnem para discutir sobre o evento. Os alunos aguardam ansiosamente pelas discussões e competições típicas do período, e também se preparam para realizar apresentações. “O aluno foi despertado para várias coisas. Desenvolveram habilidades na escrita, na leitura, melhoraram o vocabulário, perderam a vergonha de questionar”, comemora Murad.

Na realização do Festival Geia de Literatura, além do Instituto Geia, participam a Faculdade Atenas Maranhense (Fama) e a Faculdade Pitágoras. Os patrocinadores são Vale, Mardisa, Hyundai, Supermercados Mateus e Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar). O apoio é dado pela Prefeitura de São José de Ribamar e pelo Sistema Mirante. Todos deverão ser representados amanhã no lançamento do evento. Na ocasião, será apresentada a programação completa do festival. Professores e possíveis voluntários também estão convidados para a solenidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.