SÃO LUÍS - O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, realizaram, no fim de semana, uma reunião de trabalho para discutir a implantação de uma marina na orla marítima da Sede do município.
O projeto “Marina de São José de Ribamar” começou a ser pensado na gestão do ex-prefeito Luis Fernando Silva (DEM) e ganhou mais corpo na administração do prefeito Gil Cutrim que, esta semana, esteve em Brasília pedindo o apoio da bancada federal maranhense, além de auxiliares diretos do governo da presidente Dilma Rousseff.
A iniciativa do prefeito ribamarense tem como objetivo construir uma marina na área do cais de São José, cuja administração é de responsabilidade da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), como forma de promover, ainda mais, a atividade turística na cidade e em toda região metropolitana.
Além da infraestrutura de ancoradouros para embarcações – o que incentivará a prática do turismo náutico – o projeto prevê a revitalização da área do cais com a construção de espaços (restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e artesanato, dentre outras) que atraiam os turistas, aumentando, desta forma, a geração de emprego e renda no município.
- A reunião com o Fernando Fialho é mais uma ação que mostra o nosso total interesse em transformar este projeto em realidade. Continuaremos pedindo o apoio de toda a classe política do Estado, inclusive da governadora Roseana Sarney. A construção de uma marina na orla marítima da Sede de Ribamar, além de revitalizar o cais de São José, vai incrementar significativamente o turismo em nossa cidade - afirmou Gil Cutrim informando que já está em andamento um processo de licitação para contratação de uma empresa que realizará os estudos de viabilidade de implantação do empreendimento no cais de São José.
Durante a reunião – realizada no auditório da Secretaria Municipal de Turismo de Ribamar (SEMTUR) e da qual participaram os vereadores Nonato Lima (PP), Djalma (PSL), Marlene Monroe (PTB) e Beto das Vilas (PMDB – presidente da Câmara Municipal de Ribamar); além de vários secretários municipais – o biólogo, com especialidade em oceanografia, Mário Bandeira, representante brasileiro da empresa M3 Marinas, fez uma breve explanação sobre o processo de implantação das principais marinas existentes no mundo.
Bandeira, que visitou São José de Ribamar a convite de Fernando Fialho e de Gil Cutirm, adiantou que a área pretendida para implantação da marina ribamarense reúne condições de receber o empreendimento. “Lógico que será preciso realizar estudos de sedimentos, correntes hídricas, ondas, batimetria, características das embarcações e ventos”, disse o biólogo que, entre os vários trabalhos, tem no currículo a implantação da marina do navegador brasileiro Amyr Klink, na cidade de Parati.
Fernando Fialho elogiou a iniciativa do prefeito Gil Cutrim e garantiu que dará total apoio ao município de São José de Ribamar no sentido de implantar a marina na orla marítima da Sede da cidade. “A idéia do prefeito Gil Cutrim, que representa esta nova safra de políticos maranhenses, é muito boa e merece total atenção das autoridades maranhenses e do governo federal. Este empreendimento irá alavancar a atividade turística em toda a região metropolitana gerando muito mais empregos e renda”, avaliou o diretor-geral da Antaq.
Ascom/Prefeitura de São José de Ribamar.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.