SÃO LUÍS - A classe estudantil do município de São José de Ribamar está em festa. O prefeito Gil Cutrim (PMDB), em solenidade a ser realizada neste sábado (29), às 9h, irá inaugurar a Escola Municipal Liceu Ribamarense II, a segunda instituição pública de ensino pertencente à primeira rede de ensino público em tempo integral do Maranhão.
A cerimônia contará com as presenças da governadora Roseana Sarney, também do PMDB; do ministro Edison Lobão (Minas e Energia); do ex-prefeito Luis Fernando Silva (DEM), atual secretário-chefe da Casa Civil do governo estadual; além de várias outras lideranças políticas do Estado e do município.
Localizada no Parque Jair, um dos bairros mais populosos de São José de Ribamar, a Escola Municipal Liceu Ribamarense II, a exemplo da Escola Municipal Liceu Ribamarense, situada na Sede do município, foi construída e equipada com recursos próprios da Prefeitura ribamarense – todo o investimento foi da ordem de R$ 2,3 milhões.
A instituição pública de ensino faz parte de um projeto pioneiro no Estado, idealizado por Luis Fernando e que está tendo continuidade na administração Gil Cutrim, que objetiva implantar em São José de Ribamar uma rede de escolas públicas em tempo integral.
A Escola Municipal Liceu Ribamarense II atenderá a 400 estudantes – 320 matriculados no Ensino Fundamental e 80 na Educação Infantil – aprovados em processo seletivo interno. Possui dez salas de aula; laboratório de informática com um computador (conectado a Internet) para cada aluno; laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo; brinquedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada; refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área para estacionamento.
Ela foi construída nos mesmos moldes da E.M Liceu Ribamarense, primeira instituição pública de ensino em tempo integral de Ribamar e do Estado, que foi inaugurada em 2008, pelo então prefeito Luis Fernando.
O Liceu Ribamarense, é importante destacar, apresentou, em 2009, Ideb de 6.6, um dos melhores indicadores a nível nacional e que o iguala aos resultados obtidos pelas melhores escolas particulares do país.
O Liceu Ribamarense II, a exemplo do Liceu I, será gerenciado por meio de um sistema informatizado que controla a gestão pedagógica, suprimentos, estoque de material e todos os demais aspectos da administração do estabelecimento de ensino.
Os professores, todos aprovados em concurso público, passaram por processo seletivo interno, foram capacitados para atuar em educação em tempo integral e trabalharão em regime de dedicação exclusiva, recebendo remuneração mensal de até R$ 3.375,00.
A administração do prefeito Gil Cutrim já adquiriu um terreno, localizado na chamada região das Vilas de Ribamar, onde será iniciada, em breve, a construção da terceira Escola Municipal em tempo integral, que será denominada Liceu Ribamarense III.
A construção dos Liceus Ribamarenses, em especial, demonstra, sobretudo, que, ao implantar no município de São José de Ribamar uma rede de ensino público em tempo integral, o prefeito Gil Cutrim, seguindo os passos do ex-prefeito Luis Fernando, dá exemplo de que é possível se fazer educação pública de qualidade.
Com as informações da Ascom/Prefeitura de São José de Ribamar
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.