SÃO LUÍS – Ontem (4), os frequentadores da praia do Araçagi, no município de São José de Ribamar, viram uma tromba d'água, um tipo de tornado que surge no mar, um fenômeno da natureza que, segundo os meteorologistas, acontece raramente na ilha de São Luís.
Veja, ao lado, na reportagem de Werton Araújo e Antônio César.
Era um domingo de praia. Tudo parecia normal até que do céu veio a surpresa: pessoas que estavam no Araçagi avistaram algo diferente. Um vento forte e uma imagem que todo mundo acreditou ser de um tornado.
O tornado é um pequeno, porém intenso redemoinho de vento que se forma por um centro de baixa pressão durante tempestades. Segundo as pessoas foi o que aconteceu no Araçagi. O fenômeno surgiu durante a chuva no começo da tarde. Quem viu se impressionou com a formação do ciclone que se localizou no mar. Foram alguns minutos, mas o fenômeno deixou muito o que falar.
A novidade que foi registrada pela câmera de uma banhista. Ela diz que na hora não sabia o que estava ocorrendo. Só deu tempo de pegar a máquina para guardar a imagem única. O internauta Ademar Costa Garces Junior, que estava no local, enviou o registro, em foto, para o VC no Imirante que mostra a formação da tromba d'água no mar.
Você também registrou o fenômeno? Envie sua foto ou vídeo para o VC no Imirante, o espaço do internauta no portal Imirante. Basta se cadastrar. O cadastro é gratuito.
O Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) se manifestou sobre o fenômeno. De acordo com as explicações de Gunter Resche, chefe do Núcleo de Meteorologia da Uema, o que aconteceu foi uma tromba d' água, uma vez que o evento aconteceu no mar. Segundo ele, a tromba d'água tem efeito destrutivo e curta duração, no máximo cindo minutos e gira em sentido horário e tem efeito de sucção.
O fenômeno não é comum na nossa região, mas pode acontecer. Geralmente é típico da região sul do país. A tromba d'água acontece quando há formação de muitas nuvens carregadas com forte gradiente de pressão e temperatura. A última vez que se viu algo semelhante em São Luís foi em 2008.
Foto: Ademar Costa Garces Junior/VC no Imirante.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.