Cultura

Arte para todos chega à Raposa e a São José de Ribamar

Atualizada em 27/03/2022 às 12h55

SÃO LUÍS - Promover a produção e a difusão cultural entre municípios maranhenses, nas diversas linguagens artísticas. Este é o principal objetivo do projeto Caravana das Artes, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

As últimas atividades do projeto aconteceram, na última sexta-feira (30), nos municípios de Raposa, onde foram realizadas diversas oficinas, e São José de Ribamar, com apresentações de manifestações locais variadas.

A idéia do projeto é valorizar as diversas manifestações artísticas do Maranhão, em parceria com as prefeituras, com as quais a Secma já vem mantendo contatos. O primeiro município a viabilizar o Caravana das Artes foi Paço do Lumiar, em dezembro passado. “Mais dois municípios completam o quadro que marca a primeira experiência do Projeto no Maranhão”, informa o secretário de Estado da Cultura, Luís Bulcão.

De acordo com a chefe da Assessoria de Planejamento e Ação Estratégica (Asplan) da Secma, Rosenir Miranda de Mesquita, o contato com as prefeituras foi fundamental, pois é de responsabilidade municipal a programação de atividades que serão realizadas durante o evento. “A Secma entra com os recursos financeiros”, explica ela, justificando que, dessa forma, as prefeituras terão mais autonomia para a escolha das atrações. “Até porque o objetivo do Projeto é justamente o de valorização do potencial artístico local”, acrescenta.

Segundo o técnico da Asplan, Emanuel de Jesus, todos os tipos de artes são válidos, desde que façam parte das tradições locais. “Brincadeiras de roda, danças, manifestações antigas que resgatem os valores e tradições comunitárias, ou seja, tudo o que faz parte da cultura do município”, explica.

Segundo o secretário de Cultura do Estado, o Caravana das Artes está idealizado dessa forma por se tratar de um investimento no potencial cultural de cada município. “A idéia do Governo do Maranhão, por meio da Secma, é fazer aflorar e, em alguns casos resgatar, o que é significativo, culturalmente, para uma comunidade”, acrescenta Luis Bulcão.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.