Agricultura

Programa 'Geração Futura' é lançado em Ribamar

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h57

SÃO LUÍS - Promover e incentivar o aprimoramento e o desenvolvimento das habilidades, despertando as competências dos jovens trabalhadores rurais em suas atividades agrícolas e não-agrícolas.

Estes são os objetivos do programa Geração Futura da Agricultura Familiar, lançando na última sexta-feira (19) no município de São José de Ribamar, durante a realização do seminário regional que levou o nome do programa.

Idealizado pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, e contando com o total apoio da administração do prefeito Luis Fernando Silva (DEM), o programa é direcionado para jovens rurais, com idade variando entre 16 a 24 anos, filhos de agricultores familiares. A meta é fazer com que estes jovens se tornem agentes do desenvolvimento rural, responsáveis pelo processo sucessório para uma Agricultura Familiar sustentável, baseada em processos pedagógicos inovadores, incluindo a pedagogia da alternância, bem como as tecnologia sociais.

Neste primeiro momento, 40 jovens ribamarenses participarão da iniciativa. Estes jovens trabalhadores rurais trabalharão em dois Sistemas Agroecológicos Integrados e Sustentáveis (Sais), que serão instalados nos pólos agrícolas de Bom Jardim I e Panaquatira. O Sais é um sistema de produção integrado, com um galpão de criação de aves no centro, circundado por horticultura e fruticultura, que utiliza apenas insumos agroecológicos. As sobras de culturas e o esterco das aves servirão para produção de compostagem orgânica que adubará o plantio.

"Nós poderíamos nos trancar em uma sala e montar um programa, mas certamente ele não traria o pensamento da pessoa mais importante, que é o jovem", afirmou a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, Conceição Andrade.

Representando o prefeito Luis Fernando no evento, o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São José de Ribamar, Alberto Carneiro, ressaltou a importância do programa e as ações já executadas pela Prefeitura ribamarense no sentido de fomentar o setor da Agricultura Familiar. "Em Ribamar, a Prefeitura já garante assistência técnica, fertilizantes, defensivos agrícolas e compra a produção dos agricultores familiares. Através do Geração Futura, poderemos ampliar ainda mais estes benefícios", disse.

Maria Deusilene Ferreira, de 23 anos, trabalhadora rural do pólo agrícola do Bom Jardim, classificou a implantação do programa como mais uma importante ação de incentivo ao setor da Agricultura Familiar do município. "Estas novas tecnologias pedagógicas serão importantes para que nós, jovens trabalhadores rurais, possamos desenvolver melhor as nossas atividades", frisou.

Com informações da Ascom/PMSJR.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.