RIBAMAR - Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (09), o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (DEM), e o secretário estadual Max Barros (Infraestrutura) entregaram para centenas de operadores do transporte alternativo portarias regulamentando o serviço nas linhas intermunicipais que ligam as cidades de São José de Ribamar, São Luís e Paço do Lumiar.
Neste primeiro momento, 136 operadores, de um total de aproximadamente 300 que trabalham na Grande Ilha de São Luís, receberam as autorizações. Estes profissionais atenderam a todos os requisitos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) para concessão do documento – apenas um veículo por proprietário, seguro para terceiros, dentre outros. Aqueles operadores que ainda não obtiveram a regulamentação devem procurar o setor competente da referida Secretaria.
A entrega das autorizações era uma reivindicação antiga dos profissionais do transporte alternativo que trabalham em linhas intermunicipais da região metropolitana da Grande São Luís.
“A autorização regulamentando o serviço acaba com aquela imagem de transporte clandestino. Para receber a autorização, os veículos, assim como os seus proprietários e condutores, tiveram que atender a uma série de requisitos [como seguro obrigatório para terceiros, por exemplo], que visam oferecer um melhor serviço aos usuários e garantir a segurança dos mesmos. Hoje, sem dúvida nenhuma, é um dia histórico para os operadores do transporte alternativo da Grande São Luís”, afirmou o presidente da Federação das Cooperativas de Transporte de Passageiros do Maranhão, José Afonso Silva.
Gabriel Araújo, presidente do Sindicato de Transporte Alternativo do Maranhão, fez questão de ressaltar o empenho do prefeito Luis Fernando, do secretário Max Barros e da governadora Roseana Sarney. “São três defensores ferrenhos do transporte alternativo do Maranhão. Luis Fernando, como prefeito, regularizou o serviço no âmbito do município de Ribamar. Roseana sancionou a lei regulamentando o serviço que, infelizmente, devido à falta de compromisso por parte dos governos passados, foi por muito tempo deixado de lado. A partir de agora, com a concessão das autorizações, nós, profissionais do transporte alternativo, vivemos um momento glorioso e podemos trabalhar sem medo de sermos chamados de clandestinos”.
Além de parabenizar os operadores do serviço pela conquista alcançada, Luis Fernando elogiou, mais uma vez, a sensibilidade do governo Roseana Sarney. “Enganaram-se aqueles que não acreditavam na sobrevivência do transporte alternativo. Foi no governo Roseana que o serviço foi regulamentado e é no governo Roseana que os operadores estão recebendo as autorizações para trabalharem sem medo de fiscalização. Este gesto do governo, na pessoa do secretário Max Barros, mostra, mais uma vez, que a administração Roseana tem compromisso com aqueles que mais precisam”, avaliou o prefeito.
Max Barros também ressaltou a sensibilidade do governo Roseana Sarney e teceu elogios à administração Luis Fernando. “O município de Ribamar serve de exemplo para o Maranhão. É um dos poucos que possui o serviço de transporte alternativo regulamentado. Ao conceder estas primeiras autorizações, o governo Roseana sinaliza, mais uma vez, de forma positiva para com o transporte alternativo”.
As informações são da Assessoria
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.