RIBAMAR - Aumento do número de equipes do Programa Saúde da Família; intensificação do trabalho de qualificação dos profissionais da saúde (médicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem, odontólogos, agentes comunitários de saúde); implantação de cinco Unidades de Controle Intensivo; inauguração da primeira Maternidade do município, construída com recursos próprios da Prefeitura ribamarense; instalação do Comitê da Mortalidade Materna Infantil; e implantação do formulário de autopsia verbal.
Estas são algumas novas ações que a Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), executará, a partir deste próximo ano, com o objetivo de reduzir o índice de mortalidade infantil e materna no município.
As ações foram anunciadas pela secretária municipal de Saúde, Cristina Moreira Lima, durante a V Conferência Municipal de Saúde de São José de Ribamar, realizada nesta quarta-feira (16) no salão de eventos da Secretaria Municipal de Turismo. A Conferência, que teve como tema “Mortalidade Infantil e Materna: Pacto pela Redução”, reuniu profissionais da área da saúde do município, representantes de vários segmentos da sociedade ribamarense e dirigentes da Secretaria de Estado da Saúde.
A redução de 5% do índice de mortalidade infantil e materna foi estabelecida pelo Ministério da Saúde e atinge 250 cidades da região Nordeste e Amazônia Legal.
“Desde o início da administração do prefeito Luis Fernando, a saúde tem sido prioridade em São José de Ribamar. As mulheres e crianças têm recebido atenção especial e uma série de medidas foram adotadas para melhorar o atendimento a essas duas parcelas importantes da sociedade”, afirmou a secretária, que representou o prefeito Luis Fernando Silva (DEM) no evento.
Entre as ações já adotadas, desde 2005, objetivando reduzir este índice ela citou o aumento da cobertura vacinal; aumento da cobertura de pré-natal; ampliação dos serviços de saúde; uso da terapia de hidratação oral; aumento das taxas de aleitamento materno, melhora das condições ambientais, dentre outras. Este trabalho contribuiu para que, em 2007, o município obtivesse o seguinte registro: de cada mil crianças nascidas, apenas 12 morreram – até 2004, de cada mil crianças nascidas, 17 morriam.
Para a secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde, Isabel Mirian Macedo, a realização da Conferência, em ano não obrigatório, mostra o compromisso da administração Luis Fernando com a saúde da população e de modo especial o atendimento as mulheres e crianças ribamarenses. “Gostaria de parabenizar o prefeito Luis Fernando pela iniciativa de trazer para o debate um tema tão importante como é mortalidade materna e infantil”, frisou.
As informações são da Assessoria
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.