Ribamar

Justiça inaugura Cartório da Cidadania

Serão realizados os serviços de transferência de domicílio eleitoral e emissão de certidão de nascimento.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h04

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Em solenidade a ser realizada na manhã desta sexta-feira (27), representantes da Justiça Estadual irão inaugurar o primeiro Cartório da Cidadania do município de São José de Ribamar, localizado no bairro Araçagy. Na ocasião, será lançado o programa Cidadania para Todos, uma iniciativa do Poder Judiciário Maranhense que visa conscientizar o cidadão sobre a importância de votar no município em que reside e combater o sub-registro no Estado.

A inauguração do Cartório, assim como o lançamento do Cidadania para Todos, que engloba os subprogramas “Cidadão Eleitor” e “Certidão na Mão”, contará com as presenças do corregedor geral de Justiça e presidente eleito do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Jamil Gedeon; da juíza da 47ª Zona Eleitoral de São José de Ribamar, Teresa Cristina de Carvalho Pereira Mendes; do juiz da 1ª Vara da Comarca de Ribamar, Márcio Castro Brandão; além do prefeito Luis Fernando Silva (DEM), cuja administração é parceira da Justiça na execução do programa e implantação do Cartório da Cidadania.

No Cartório da Cidadania, o ribamarense terá acesso a serviços como transferência de domicilio eleitoral e emissão de certidão de nascimento. A implantação do Cartório e a execução do programa Cidadania para Todos são atividades que se complementam.

O “Cidadania para Todos”, segundo a juíza Teresa Cristina Mendes, vai se desenrolar em duas frentes: a primeira, através do “Cidadão Eleitor”, voltada para a conscientização da população sobre a importância de votar no município em que reside para, posteriormente, poder cobrar dos eleitos os compromissos assumidos durante as campanhas.

“Em São José de Ribamar temos um universo de pouco mais de 70 mil eleitores para uma população de mais de 163 mil habitantes, o que representa menos de 50% do contingente populacional. Ou seja, uma média muito baixa se comparada a outros municípios”, destacou a juíza.

A inauguração do Cartório da Cidadania, segundo Teresa Cristina, visa justamente evitar o deslocamento de eleitores até a Sede do município. “No Cartório, os ribamarenses poderão fazer a transferência do seu domicílio eleitoral.

Nosso objetivo é levar este tipo de serviço também para outros bairros mais afastados na Sede do município, como Parque Vitória, Jardim Tropical, Vila Sarney Filho e Novo Cohatrac”, disse.

A outra frente de atuação do programa “Cidadania para Todos” está relacionada ao combate ao sub-registro no município, que será feito por meio do subprograma “Certidão na Mão”. “O primeiro direito de todo cidadão brasileiro é a certidão de nascimento, que é gratuita e poderá também ser emitida no Cartório da Cidadania”, finalizou Tereza Cristina.

As informações são da Assessoria

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.