SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Representantes da Prefeitura ribamarense e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca deflagraram, nesta quinta-feira (19), a segunda etapa de vacinação contra Febre Aftosa no município de São José de Ribamar.
O lançamento oficial ocorreu no bairro da Matinha, zona rural do município, e contou com as presenças do secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ribamar, Alberto Carneiro (representou o prefeito Luis Fernando Silva no evento); o secretário estadual de Agricultura, Afonso Ribeiro; o presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged), Luis Augusto Almeida; os vereadores ribamarenses Beto das Vilas e Lázaro; além de vários criadores.
O objetivo é vacinar até o fim deste mês o restante do rebanho bovino da cidade, estimado em pouco mais de 1.100 cabeças. Na primeira etapa da campanha, realizada no primeiro semestre deste ano, foi vacinado mais de 95% do rebanho do município. “Além de assistência técnica, a administração Luis Fernando oferece gratuitamente a vacina contra a aftosa aos criadores ribamarenses. Este mecanismo, aliado ao apoio que estamos recebendo do governo do Estado, contribui para que, nesta segunda etapa, consigamos atingir a totalidade do rebanho”, disse Alberto Carneiro.
Afonso Ribeiro fez questão de destacar o apoio que a Secretaria de Estado da Agricultura vem recebendo da Prefeitura ribamarense. “O combate a aftosa é um trabalho parceiro entre Estado e prefeituras. Aqui, em Ribamar, estamos recebendo total apoio do governo municipal”, afirmou.
Na primeira etapa da campanha, segundo Ribeiro, foi vacinado 96% do rebanho de todo o Maranhão. Os quatro 4% restantes corresponde a cerca de 250 mil cabeças alvos desta segunda etapa. “Até o fim do ano, vacinaremos todo o rebanho bovino maranhense e, desta forma, conseguiremos tornar o Maranhão livre da febre aftosa”, explicou o secretário.
Os criadores ribamarenses, mais uma vez, aprovaram a realização da campanha no município.
“É muito bom porque estamos livrando a nossa criação desta doença terrível. Agradecemos a Prefeitura ribamarense, que nos fornece gratuitamente a vacina”, comentou o criador Roberval Sousa, morador da Mata.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José de Ribamar.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.