SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Vinte e três marisqueiras do município de São José de Ribamar assinaram contratos de financiamento com o Banco do Brasil para investir em suas atividades produtivas. A solenidade aconteceu na sede da Associação das Marisqueiras de Ribamar, entidade que viabilizou os empréstimos com o apoio da Prefeitura ribamarense, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semagri).
Os recursos são provenientes do DRS e o valor de cada financiamento é de até R$ 1.800, com carência de 24 meses e desconto de 25% para as marisqueiras que não atrasarem o pagamento das parcelas do empréstimo ao Banco do Brasil.
De acordo com Alberto Carneiro, cada financiamento só é liberado após a aprovação por parte do banco de um projeto encaminhado pela marisqueira, cuja elaboração conta com a participação da Secretaria de Agricultura do Estado com o apoio dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura de Ribamar.
“Antes de serem liberados os recursos, as trabalhadoras são obrigadas a realizar cursos de processamento de pescado e de associativismo. Esta é a segunda etapa de liberação de verbas para as marisqueiras, e no total já foram beneficiadas 57 pessoas, que a partir do investimento inicial hoje já estão tendo lucros”, garantiu Carneiro.
O secretário explicou que o processamento dos mariscos nos quais são investidos os recursos dos financiamentos é feito na Casa das Marisqueiras, cujos produtos possuem selo de autorização da Vigilância Sanitária Estadual para serem comercializados em todo o Maranhão.
“Esta casa é fruto da necessidade de vocês e nasceu da sensibilidade do prefeito Luis Fernando para com as marisqueiras ribamarenses e hoje está em pleno funcionamento. Os produtos processados aqui têm mercado garantido por sua qualidade, higiene e preços atrativos. Boa parte é adquirido pelo programa Compra Local Municipal e a outra vai para as feira de safra”, afirmou Carneiro.
Trabalhando há 36 aos com mariscos, Virginia Lima Silva, 50 anos, moradora da Rua Garrastazu Médice, foi uma das 23 marisqueiras contempladas com os recursos do DRS. Ela investitará na aquisição e beneficiamento de camarão, sururu, sarnambi e caraquejo.
“Eu digo com toda clareza, que se não fosse o prefeito Luis Fernando nada disto estaria acontecendo em São José de Ribamar. Por essa razão, nós somos muito gratas ao prefeito, que sempre olhou por nós, marisqueiras”, afirmou.
As informações são da Assessoria
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.