Ribamar

Festival Geia de Literatura começa hoje em Ribamar

A novidade será a realização da I Gincana Geia do Conhecimento.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h10

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - O município de São José de Ribamar transformou-se na capital maranhense da literatura. Tudo por causa do V Festival Geia de Literatura, que terá início nesta quarta-feira (26) e se prolongará até a próxima sexta-feira (28).

Durante esses três dias, os estudantes ribamarenses terão a oportunidade de conviver de perto com figuras ilustres da literatura maranhense e desfrutar de uma vasta programação educativa e cultural composta de palestras literárias, debates, exposições, lançamento de livros e apresentação de peças teatrais.

Fruto de uma parceria entre o Instituto Geia e a prefeitura ribamarense, o evento literário será oficialmente aberto na manhã desta quarta-feira nas dependências da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), localizada na área do santuário religioso. Também são apoiadores da iniciativa o Sistema Mirante de Comunicação, Alumar, Fama, Banco do Nordeste e Vale.

A programação educativa e cultural será desenvolvida simultaneamente no Colégio Patronato, Escola Municipal Diomedes Pereira (bairro do Moropóia), Liceu Ribamarense, Casa Paroquial e na sede da SEMTUR.

Estão previstas oficinas literárias, por exemplo, a de Literatura Infanto-Juvenil: Ideologia e Exemplaridade; de Livro Didático: Ensino de Leitura e Literatura; Fábrica de Letras: O Mundo Mágico de Textos, Leitura e Escrita, entre outras.

Entre as palestras, destaque para “Machado de Assis para crianças e adolescentes”, a ser proferida por Ruy Pontes Ribeiro de Moraes; “Maranhão Sobrinho: um Jogo de Dados”, por Antônio Martins e “A Revolta de Beckman”, por Wilson Marques.

Durante o Festival também serão promovidas apresentações de pesquisas acadêmicas voltadas para o público infanto-juvenil.

Novidade

O V Festival Geia de Literatura de São José de Ribamar terá como principal novidade a I Gincana Geia do Conhecimento, voltada para estudantes ribamarenses do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Elaborada pelos professores do curso de Letras da Faculdade Atenas Maranhense (FAMA), José Neres e Joaquim Gomes, a gincana visa aumentar a participação dos estudantes nas atividades do Festival, além de ampliar seus conhecimentos.

Um total de 39 escolas irá participar da gincana. Cada escola pôde inscrever um grupo formado por 30 alunos e as tarefas serão desenvolvidas sempre a partir das 14h, nos dias 26, 27 e 28, no ginásio do Colégio Patronato (Ensino Fundamental) e às 14h do dia 26 na Unidade Escolar Diomedes Pereira (Ensino Médio).

A premiação para as duas categorias será de R$ 2 mil (1° lugar), R$ 1 mil (2º lugar) e um aparelho de DVD (3º lugar). Os prêmios são destinados às escolas, enquanto os estudantes serão premiados com troféus e medalhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.