SÃO LUÍS - O Lava Bois será realizado neste fim de semana no município de São José de Ribamar. O evento, que chega em sua 56ª edição, ocorrerá no sábado (4) e domingo (5), a partir das 21h, no Parque Municipal do Folclore Terezinha Jansen. Além de apresentações da brincadeiras de bumba meu boi, a animação ficará por conta dos shows de Reinaldinho e Banda Reprise.
O ponto alto do evento acontece no domingo, quando dezenas de grupos de Bumba-Meu-Boi (sotaques de matraca, orquestra e zabumba) irão se apresentar na avenida Gonçalves Dias (principal via da Sede da cidade) e no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen.
A História
São poucos os relatos históricos dando conta da origem do Lava-Bois. A versão contada por moradores mais antigos de São José de Ribamar revela que a festa teve início na década de 50.
O Lava-Bois surgiu de um ritual promovido por boieiros que foram até o município pagar uma promessa de São João. Os primeiros batalhões que chegaram à cidade foram os de orquestra. Eles vieram a convite de brincadeiras locais, mas também com o objetivo de pagar promessas.
A concentração das brincadeiras acontecia em frente a Igreja Matriz. Os primeiros Bois que participaram da festança foram os batalhões de Axixá, Rosário, Peri-Merim, Santa Rita e São José de Ribamar.
O evento começou a ganhar maiores proporções com as participações de representantes dos Bois de São José dos Índios e Sítio do Apicum. “Zé Camões, de São José dos Índios, Luis da Navó, da Maioba, e Lucas, do Sítio do Apicum, começaram a convidar outras brincadeiras para participar da festa. A partir daí, o evento ganhou grandes proporções e tornou-se essa grande manifestação cultural.
O nome Lava-Bois foi dado devido ao fato do evento encerrar oficialmente a temporada junina no Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.