Vacinação

Intensificada a campanha contra Aftosa em Ribamar

A meta é vacinar até o final deste mês todo o rebanho bovino do município, estimado em mais de 1.200 cabeças.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h16

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Vai ser lançada oficialmente na manhã desta quinta-feira (04) a campanha municipal de vacinação contra a Febre Aftosa no município de São José de Ribamar. A solenidade acontece no bairro Sítio do Apicum, localizado na Sede da cidade, onde será realizado um grande mutirão de vacinação.

A meta é vacinar até o final deste mês todo o rebanho bovino do município, estimado em mais de 1.200 cabeças. O trabalho de vacinação executado pela Semagri teve início em maio. O lançamento oficial da campanha é, na verdade, uma ação para intensificar os trabalhos com o objetivo de concluí-los até o final deste mês.

É importante destacar que em São José de Ribamar a vacina contra a Febre Aftosa é fornecida gratuitamente pela Prefeitura ribamarense ao criador. Além disso, a Semagri oferece, também de forma gratuita, assistência veterinária. O oferecimento gratuito da vacina foi instituído na primeira administração do prefeito Luís Fernando e tem o objetivo de beneficiar o criador evitando que ele tenha gastos. “O frasco da vacina possui dez doses. Existe criador que é proprietário de apenas um animal. Ela comprava o frasco, vacinava o bovino e desperdiçava as outras nove doses. Por isso, o município resolveu fornecer a vacina gratuitamente. E esse trabalho vem sendo realizado desde 2005” , explicou o secretário municipal de Agricultura, Alberto Carneiro.

A vacinação no município continuará sendo feita de forma itinerante. Ou seja, técnicos da Semagri estarão percorrendo todas as áreas da cidade vacinando os bovinos e oferecendo assistência veterinária gratuita. É importante frisar também que o criador recebe do governo municipal um documento certificando que o seu animal foi vacinado contra a Aftosa.

Em São José de Ribamar, graças ao trabalho executado pela Prefeitura ribamarense, não existem registros de casos de Febre Aftosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.