SÃO LUÍS - Municipalização da assistência técnica, capacitação de agricultores familiares, criadores e pescadores artesanais, investimento na infra-estrutura de pólos agrícolas (asfaltamento de vias de acesso, implantação de sistemas de abastecimento d´água, dentre outras), apoio a comercialização, ampliação do acesso ao crédito e fortalecimento das entidades representativas dos trabalhadores rurais e pescadores. Estas são algumas ações, desenvolvidas ao longo destes quase quatro anos pelo governo municipal, que tornaram São José de Ribamar referência no país no que diz respeito à aquisição de alimentos, através do programa Compra Local, e destinação do mesmo para o setor da merenda escolar da rede pública municipal.
A experiência exitosa da administração do prefeito reeleito, Luís Fernando Silva (DEM), será apresentada nesta sexta-feira (28) no Rio de Janeiro, durante o seminário Agricultura Familiar e Alimentação Escolar, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e que faz parte da programação da V Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. A feira também está sendo promovida pelo MDS.
Luís Fernando ministrará a palestra “Experiência Exitosa de Compra da Produção da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar”, através da qual mostrará aos participantes, dentre eles gestores públicos e profissionais ligados ao setor da agricultura e reforma agrária, como conseguiu tornar São José de Ribamar referência nacional nesta área.
Luís Fernando foi o único prefeito brasileiro convidado a participar do seminário. O convite surgiu depois que técnicos do próprio Ministério visitaram a cidade balneária e comprovaram in loco os ótimos resultados obtidos no município maranhense com o programa Compra Local.
São José de Ribamar é o único município maranhense, e um dos poucos do país, que possui o programa Compra Local Municipal (foi criado em 2007, terceiro ano da administração Luís Fernando). Por meio dele, a Prefeitura ribamarense compra a produção dos pequenos agricultores, criadores e pescadores da cidade. Estes alimentos são utilizados na preparação da merenda escolar servida gratuitamente para os mais de 18 mil alunos da rede municipal, distribuídos nas 88 unidades de ensino do município. “Além do ensino, os alunos recebem uma merenda de ótima qualidade. O prefeito Luís Fernando dá exemplo a todo o Maranhão de como trabalhar em favor do povo”, disse a dona-de-casa Silvanira Lima, moradora da Vila Alonso Costa, cujo filho é aluno da rede ribamarense de ensino.
Só para se ter uma idéia, nestes quase quatro anos, a Prefeitura ribamarense já adquiriu, junto aos agricultores, criadores e pescadores da cidade, mais de 295 toneladas de alimentos (carne suína e bovina, frango, pescado, frutas, hortaliças, dentre outros). Somente este ano, até o mês de outubro, foram adquiridas 99 toneladas de hortaliças e frutas, 3,70 toneladas de carne suína e bovina, 12 toneladas de frango e 15 toneladas de pescado e marisco. Vale ressaltar que a aquisição destes alimentos foi feita através dos Compra Local federal e municipal.
Este incentivo a comercialização já beneficiou mais de 300 pequenos produtores do município, entre agricultores, criadores e pescadores.
“É uma iniciativa muito boa porque todos os meses temos um comprador [Prefeitura] garantido para a nossa produção”, avaliou o pescador José de Ribamar Sousa, morador do bairro do Vieira, seda da cidade.
Seu José de Ribamar é dos mais de 3.300 produtores ribamarenses (entre agricultores, pescadores e criadores) que receberam, de forma gratuita, capacitação técnica da Prefeitura ribamarense para desenvolver melhor as suas atividades. Estes produtores também recebem gratuitamente do governo municipal assistência técnica e assistência veterinária.
No que diz respeito ao acesso ao crédito, São José de Ribamar também é um dos municípios destaque no Maranhão. Ao longo destes quase quatro anos, já foram concedidos quase R$ 9 milhões em crédito, por meio do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), fruto de uma parceria entre Prefeitura ribamarense e Banco do Nordeste.
“Outra coisa que temos que louvar são as obras de melhora da infra-estrutura dos pólos agrícolas executadas pela administração do prefeito Luís Fernando. Em Panaquatira, por exemplo, foi implantado um moderno sistema de abastecimento d´água. Aqui no Bom Jardim, além do sistema de abastecimento d´água, as principais vias de acesso ao povoado foram pavimentadas, o que facilita o escoamento da produção”, afirmou o agricultor Laurival Lima, morador do pólo agrícola do Bom Jardim.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.