Parada

São José de Ribamar realiza 1ª Parada Gay

O evento será aberto com a realização do seminário 'Unidos pela Igualdade'.

Atualizada em 27/03/2022 às 14h00

SÃO LUÍS - Alegria, descontração e, principalmente, atitude e força para chamar a atenção de todo o povo maranhense para o preconceito. Estes são os principais ingredientes da primeira parada GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) do município de São José de Ribamar, cujo tema “Unidos pela Igualdade” é o mesmo da parada realizada em São Paulo.

O evento organizado pelo Grupo Solidário Lilás será oficialmente aberto nesta sexta-feira (dia 29), às 15h, com a realização do seminário “Unidos pela Igualdade”. O seminário, que terá prosseguimento no sábado (dia 30), acontecerá no auditório da Casa da Justiça, na sede da cidade.

Na tarde de domingo (dia 1º), acontece o desfile dos trios pela avenida Gonçalves Dias. A concentração terá início às 15h na praça do Cruzeiro. No arraial da orla marítima serão realizados vários shows, dentre eles as apresentações da banda Bandalada, do performista Lenox Drems e de um modelo gaúcho que também desfilará nos trios.

A expectativa da organização da parada, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Poder Judiciário, é de que mais de 20 mil pessoas compareçam ao município no dia do desfile.

“Infelizmente, ainda somos tratados com muita discriminação. Isso acontece em todo lugar, inclusive aqui em Ribamar. Além de servir para mostrar ao povo ribamarense e a todos os maranhenses que nós, gays, somos cidadãos de bem e, por isso, merecemos respeito, o evento visa conscientizar aquelas pessoas que tem uma opção sexual diferente daquela pregada pela sociedade. Mostrar a eles que devemos lutar por nossa dignidade. Mostrar para eles que não existem diferenças de comportamento sexual e, sim, preconceito mesmo”, afirmou Babalu Rosa, presidente do Grupo Solidário Lilás.

Babalu fez questão de frisar que além do desfile, o seminário também servirá como um importante fórum de debates sobre o preconceito contra os gays. “Profissionais de várias áreas irão ministrar palestras sobre temas ligados a questão do preconceito contra os gays, homofobia e cuidados com a saúde. Será uma ótima oportunidade de aprendizado e também de debate”, disse.

O prefeito Luís Fernando Silva (DEM) elogiou a realização do evento. De acordo com ele, todas as ações voltadas para a promoção da igualdade social terão o apoio do governo municipal.

“A nossa frase de trabalho [Melhor para Todos] expressa muito bem meu pensamento e da minha equipe de trabalho. Estamos trabalhando para fazer de Ribamar uma cidade Melhor para Todos. Uma cidade desenvolvida, com mais oportunidade de emprego e renda e também com igualdade social. Tenho certeza absoluta que a parada GLBT será um grande sucesso e, principalmente, cumprirá com o seu papel de mecanismo conscientizador”, comentou o prefeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.