Festival Geia de Literatura será realizado em agosto

Atualizada em 27/03/2022 às 14h04

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Consolidado como um dos principais eventos literários do estado, a versão 2007 do Festival Geia de Literatura será realizada na última semana de agosto no município de São José de Ribamar. A confirmação da realização do evento foi feita na última sexta-feira (dia 30) pelo presidente do Instituto Geia, Jorge Murad, durante solenidade de entrega de 1.500 livros de poesias que foram produzidas por alunos da rede municipal de São José de Ribamar durante a primeira edição do evento, em 2005.

A solenidade de entrega dos livros aconteceu no restaurante Miramar, localizado na sede do município, e contou com as presenças do prefeito Luís Fernando Silva (PFL) e de centenas de estudantes. “O Festival Geia já é um grande sucesso aqui em Ribamar. Os dois primeiros anos [2005 e 2006] do evento foram muito proveitosos, visto que, conseguimos alcançar nosso principal objetivo, que foi estimular o hábito da leitura nos estudantes. A prova disso é a confecção deste material literário, composto de contos e poesias escritas pelos próprios estudantes da rede pública municipal”, disse Murad.

O prefeito Luís Fernando elogiou o trabalho do Instituto Geia. De acordo com ele, o festival literário é a prova concreta de que o Instituto está disposto a colaborar com a melhoria do ensino no Maranhão, em especial em São José de Ribamar.

Os livros produzidos pelos estudantes ribamarenses irão fazer parte do acervo das escolas municipais e da biblioteca pública municipal José Sarney, que está sendo totalmente reformada pela prefeitura ribamarense.

“O Festival é muito bom porque podemos conviver de perto com figuras ilustres da literatura maranhense e aprender muito com estas pessoas”, afirmou a estudante do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Ribamar, Aline Soares.

As primeiras versões do Festival Geia de Literatura em São José de Ribamar foram realizadas em 2005 e 2006. O município foi escolhido como cenário ideal para sediar este importante evento de valorização e divulgação da literatura maranhense por ser famoso por suas praias e pelo santuário consagrado ao Santo dos maranhenses.

Intelectuais, escritores, romancistas, cronistas e poetas entram em contato direto com estudantes, professores e com a população em geral, participando de palestras, debates, exposições, feira de livros e oficinas literárias.

O Festival Geia de Literatura em São José de Ribamar foi organizado com base no festival literário de Parati, que este ano chega a sua quarta edição.

Organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em setembro de 2000, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão de entidades que praticam o trabalho voluntário, e para o desenvolvimento de projetos voltados ao exercício da cidadania, o Instituto Geia oferece novas oportunidades de promoção do livro e seus autores, somando-se aos esforços que visam fortalecer e incentivar o uso da linguagem e da escrita como formas de expressão primária e universal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.